05/05/2016

Meditação coletiva reduz criminalidade em nível nacional

Redação do Diário da Saúde

Meditação contra a violência

Pode um grande grupo de meditação, usando apenas sua concentração, reduzir a taxa de crimes no país?

Pode, e de maneira significativa, de acordo com o mais recente de uma série de estudos que avaliam mais de uma década de experimentos envolvendo um programa avançado da Meditação Transcendental voltado especificamente para reduzir a violência social.

A análise foi feita por pesquisadores da Universidade de Administração Maharishi (EUA), que compararam dados de um programa de meditação chamado MT-Sidhis e as taxas de violência entre os anos de 2002 e 2010.

Para o período 2007-2010, quando houve um grupo grande o suficiente de meditadores, a análise estatística detectou uma diminuição significativa tanto na taxa nacional de homicídios como na taxa de crimes violentos urbanos, em comparação com as tendências durante o período de referência 2002-2006, que contou com um menor número de meditadores.

Redução na criminalidade

A queda na taxa de crimes violentos foi de 18,5% (4,6% ao ano). O estudo encontrou uma mudança muito significativa, de uma tendência estável no período 2002-2006, para uma tendência de queda no período 2007-2010, em uma amostra nacional de 206 áreas urbanas com uma população de mais de 100.000 habitantes cada uma.

A queda total na taxa de homicídios em relação à taxa de referência média foi de 21,2% durante o período de intervenção de quatro anos (5,3% por ano). A análise dos dados mensais mostrou que a tendência de aumento no número de homicídios nos Estados Unidos durante o período de referência 2002-2006 foi invertida durante o período de intervenção 2007-2010.

Meditação coletiva reduz criminalidade em nível nacional
Durante o período de 2007-2010, quando o tamanho do grupo de participantes avançados do programa de meditação excedeu o limite previsto para modificar as tendências negativas, houve uma mudança significativa nas taxas nacionais de homicídio e crime violento urbano em EUA.
[Imagem: Maharishi University of Management]

Os pesquisadores estimam que foram evitadas 8.157 mortes pela significativa inversão da tendência ascendente para a tendência de queda nas taxas de homicídio.

Ganhos previstos

O trabalho é ainda mais significativo porque não se trata de uma mera análise estatística de dados passados.

As previsões foram anunciadas à imprensa e a outros cientistas em julho de 2006, com os pesquisadores, baseando-se em estudos anteriores, prevendo que haveria diminuições significativas de crimes violentos quando o grupo de meditadores fosse igual ou excedesse o limite teórico da raiz quadrada de 1% da população dos EUA.

Em janeiro de 2007, o grupo excedeu o tamanho necessário de 1.725 participantes e manteve-se acima ou próximo desse nível até 2010.

Os dados confirmaram as previsões iniciais.

Meditação coletiva reduz criminalidade em nível nacional
Os efeitos sociais vêm se juntar aos efeitos neurobiológicos que melhoram a saúde das pessoas: Cure a si mesmo: Faça meditação.
[Imagem: Eileen Luders]

Campo de consciência

"Eu entendo que esta é uma nova hipótese nas ciências sociais, que a meditação pode ter o efeito de redução do estresse e da criação de coerência na sociedade", disse o principal autor do trabalho, Michael Dillbeck. "No entanto, este tipo de pesquisa sugere cada vez mais que há um efeito de campo de consciência. Se você pode obter um grupo grande o suficiente para que pratiquem juntos esta técnica e experimentem a qualidade de campo da consciência, esses efeitos de 'tipo campo' são expressos na sociedade".

Os "efeitos tipo campo" são uma comparação com os campos da física, como campos elétricos ou magnéticos, que se espalham pelo espaço seguindo leis bem definidas.

A hipótese de um efeito de campo de consciência significa que há uma conexão subjacente entre os indivíduos, da mesma forma que a física descobriu mais unidade sob a diversidade de campos de matéria e energia. Quanto mais o campo subjacente é avivado, maior a influência unificadora de paz e harmonia nos níveis de superfície da vida.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Sentimentos

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.