23/10/2015

Medicamento cerca tumor antes que ele se espalhe

Redação do Diário da Saúde
Medicamento
Várias abordagens diferentes estão sendo usadas na luta contra a metástase do câncer, incluindo nanopartículas funcionalizadas e controle genético.
[Imagem: Michael King Lab/Cornell]

Cerca anticâncer

Testes ainda em estágio inicial de um novo uso para um medicamento já aprovado apontaram uma maneira nova e muito eficaz de "cercar" um tumor, impedindo que o câncer se espalhe.

Os tumores fazem com que células chamadas fibroblastos endureçam o tecido ao seu redor, de modo que as células cancerosas podem se firmar e, usando a corrente sanguínea, escapar para se espalhar pelo corpo, um processo chamado metástase.

Mas a equipe mostrou que uma droga experimental consegue reprogramar os fibroblastos, impedindo-os de "endurecer" o tecido em torno dos tumores. Este tecido saudável aprisiona as células cancerosas, bloqueando seu movimento para longe do tumor.

A equipe demonstrou, em experimentos em camundongos, que os fibroblastos reduziram o movimento das células cancerosas do tumor para os pulmões e o fígado através da corrente sanguínea.

Fibroblastos

"São os primeiros passos, mas é um novo caminho de pesquisa muito promissor. Se novos estudos mostrarem que essa rota pode beneficiar os pacientes, ela poderá ajudar a vencer um dos desafios mais difíceis na pesquisa do câncer - como impedir que os tumores se espalhem," disse Janine Erler, da Universidade de Copenhague (Dinamarca).

"Como estes fibroblastos estão presentes em todos os tumores sólidos, nossos resultados podem ser relevantes para muitos tipos diferentes de câncer. A terapia que testamos é utilizada para tratar doenças inflamatórias e poderia ser utilizada para tratar doentes com câncer," acrescentou.

Evitar a metástase

O especialista Nell Barrie, da instituição Cancer Research UK, que está financiando o estudo, ficou entusiasmado com os resultados.

"A maioria das mortes por câncer é causada quando as células cancerosas viajam para novos locais no corpo e crescem como tumores secundários. E nós sabemos que não são apenas as células cancerosas que desempenham um papel neste processo - outras células dentro e em torno dos tumores também estão envolvidas.

"Mas a boa notícia é que pesquisas como essa têm o potencial para descobrir novas maneiras de parar o câncer. Em última instância, nós esperamos que estes resultados possam levar a melhores maneiras de controlar a doença - e salvar mais vidas," disse Barrie.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Câncer

Drogas Inteligentes

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.