21/10/2015

Lente de contato de cristal líquido ajusta grau e foco automaticamente

Redação do Diário da Saúde

Lente de contato para presbiopia

O protótipo ainda parece tosco e muito distante de uma lente de contato ultramoderna.

Mas o trabalho de Devesh Mistry e seus colegas da Universidade de Leeds (Reino Unido) abre o caminho para uma tecnologia que promete acabar com os óculos para "vista cansada".

Conforme as pessoas envelhecem, o cristalino - a lente interna dos olhos - perde flexibilidade e elasticidade. Isto leva a uma condição conhecida como presbiopia, comum em pessoas com mais de 45 anos de idade, que pode exigir o uso de óculos de leitura.

Lente de contato com ajuste automático

Lente de contato de cristal líquido
O protótipo de lente de contato de cristal líquido ainda é grande e impróprio para uso, mas demonstrou que o conceito funciona na prática.
[Imagem: Universidade de Leeds]

Para evitar o tira e põe dos óculos, Mistry usou cristais líquidos, o mesmo material usado nas telas planas, para criar uma lente de contato que consegue se ajustar automaticamente para dar ao usuário o grau adequado para cada situação.

"Usando cristais líquidos, que você provavelmente conhece bem como o material utilizado nas telas de TVs e smartphones, as lentes se ajustam e focam automaticamente, dependendo do movimento dos músculos do olho," explica o pesquisador.

O modelo feioso que ele construiu mostrou-se perfeitamente funcional. Mistry afirmou que agora irá se dedicar a construir uma lente de contato verdadeira incorporando os cristais líquidos e um controle elétrico que permita o ajuste automático de grau e foco.

Vai demorar

Mistry espera ter os primeiros resultados em 2018, mas afirma que uma lente de contato ajustável totalmente pronta para ser comercializada ainda levará de seis a 10 anos, entre desenvolvimento e aprovação das autoridades de saúde.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Equipamentos Médicos

Robótica

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.