01/09/2017

Leite em cápsulas dissolve em qualquer bebida quente

Redação do Diário da Saúde
Leite em cápsulas dissolve em qualquer bebida quente
As cápsulas de leite tornarão mais fácil tomar café com leite.
[Imagem: Martha Wellner/MLU]

Leite em cápsula

Pesquisadores alemães desenvolveram uma cápsula de leite sólida que se dissolve quando colocada em uma bebida quente.

Essas cápsulas de leite podem ser comparadas com os cubos de açúcar - só que, em vez de adoçar sua bebida, você irá lhe acrescentar leite ou leite condensado.

"Uma crosta cristalina forma um tipo de embalagem em torno das cápsulas, que se dissolve facilmente em líquidos quentes," explica Martha Wellner, da Universidade Martin Luther (MLU).

Além de reduzir o consumo de materiais de embalagem, as cápsulas são mais fáceis de usar e mais práticas, defendem seus criadores.

"As cápsulas poderiam substituir a pequena e pouco prática embalagem de creme de café que é usada em grandes quantidades nas conferências ou em aviões," disse o professor Joachim Ulrich.

Leite sólido

A produção das cápsulas de leite é relativamente simples. Primeiro, uma solução de leite e a quantidade desejada de açúcar, ou qualquer outro produto não doce que atenda às propriedades do revestimento, é produzida e colocada em um molde. À medida que a solução esfria, o excesso de açúcar se move para a borda do líquido, formando cristais e preenchendo o interior do molde.

Com essa técnica, a equipe já conseguiu produzir duas versões de leite em cápsula: adoçado e levemente adoçado, mas ainda estão trabalhando em uma versão sem açúcar.

As cápsulas podem ser produzidas em vários formatos e armazenadas à temperatura ambiente. Uma vez encapsulado, o leite pode permanecer saudável durante pelo menos três semanas.

"Nossos processos também podem ser usados para outros líquidos. Por exemplo, também podemos encapsular o concentrado de suco de frutas," anunciou Wellner.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Conservação de Alimentos

Alimentação e Nutrição

Vitaminas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.