12/07/2017

Inseticidas usados contra zika afetam habilidade motora de crianças

Com informações da Umich

Naled e clorpirifós

Dois inseticidas, um que atualmente está sendo usado para repelir mosquitos carregando o vírus zika, e outro inseticida que era comumente usado e chegou a ser ameaçado com uma proibição nos Estados Unidos, estão associados com a redução da função motora das crianças.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) quando estudavam mães e bebês com suspeita de exposição aos produtos na China.

Os bebês expostos ao inseticida Naled, através de suas mães durante a gravidez, apresentaram menor pontuação nas habilidades motoras finas. Aos 9 meses de idade, os bebês que estão no topo da escala - os 25% de maior exposição ao Naled - mostraram uma pontuação de 3 a 4% menor do que os bebês na porção de baixo da escala - nos níveis 25% mais baixos da exposição.

Os bebês expostos ao inseticida cristalino Clorpirifós obtiveram uma redução de 2 a 7% em uma gama de habilidades motoras grossas e finas.

Meninas parecem ser mais sensíveis aos efeitos negativos das substâncias químicas que os meninos.

O estudo não fez a comparação desses bebês com crianças de mães que sabidamente não foram expostas aos inseticidas, o que sugere que os resultados podem ser piores em comparação com um grupo de controle.

Da face aos pés

Nas crianças estudadas, o Naled afetou as habilidades motoras finas ou os pequenos movimentos de mãos, dedos, face, boca e pés. O clorpirifós foi associado com menores pontuações para ambos, a coordenação motora grossa (grandes movimentos de braços e pernas) e as habilidades motoras finas.

"Os atrasos motores na infância podem ser predições de problemas de desenvolvimento mais tarde na vida das crianças," disse a autora Mônica Silver. "Os resultados podem ajudar trazendo mais informações para a política de uso desses produtos químicos, considerando que esse debate continua".

Os pesquisadores analisaram o sangue do cordão umbilical de cerca de 240 mães, avaliando a exposição de 30 diferentes inseticidas organofosforados, cinco dos quais apareceram em pelo menos 10% das amostras. Além do Naled e Clorpirifós, eles encontraram metamidofós, triclorfon e forato.

Organofosfatos

O Naled, inseticida comumente utilizado em pulverização aérea, é um dos produtos químicos utilizados em vários Estados dos EUA para combater o mosquito que transmite o vírus zika. Desde a década de 1960, o Clorpirifós é usado para controlar pragas em vegetais, frutas e outras culturas.

Ambos são inseticidas chamados organofosfatos, uma classe de substâncias químicas que inclui agentes nervosos, como o gás sarin. Eles inibem uma enzima envolvida no nervo paralisando insetos e provocando a insuficiência respiratória. No entanto, eles podem afetar negativamente a saúde através de outros mecanismos em níveis de exposição inferiores que são comumente encontrados no ambiente.

Os únicos estudos feitos até agora sobre os impactos do Naled na saúde foram feitos em ambientes ocupacionais, não com a exposição da população em geral, diz Silver. As pesquisas com o Clorpirifós têm encontrado ligações com o atraso no desenvolvimento motor das crianças e uma série de problemas de saúde para aqueles que lidam com o produto químico, incluindo náuseas, tonturas e convulsões.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Drogas Lícitas

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.