19/03/2009

Índice de desenvolvimento humano mostra aumento da longevidade

Agência Fapesp

Índice de Responsabilidade Social

A Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) e o Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lançaram a quinta edição do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS).

Com dados de 2006, o IPRS é composto de três dimensões que sinalizam a evolução das condições de vida dos 645 municípios paulistas: renda, escolaridade e longevidade.

Segundo a Fundação Seade, a metodologia do IPRS permite: ordenar os resultados em um ranking conforme cada uma das dimensões; resumir, por meio de tratamento estatístico, as três dimensões em um único indicador; organizar os municípios em cinco grupos, de acordo com os indicadores sociais (educação e longevidade) e econômico (renda); comparar o resultado de um determinado município com o da sua região administrativa; e comparar o resultado de cada município com a média do estado.

Aumento da longevidade

Na versão divulgada, foi constatado que a longevidade (expectativa de vida) no Estado de São Paulo continua crescendo em resposta à redução contínua das taxas de mortalidade infantil e de homicídios em geral, especialmente de jovens.

No ranking de riqueza, a região metropolitana da Baixada Santista se manteve em primeiro lugar, seguida da região metropolitana de São Paulo e da região administrativa de São José dos Campos.

Na dimensão longevidade, merecem destaque a região metropolitana de São Paulo e as regiões administrativas de São José dos Campos, Campinas, Franca e Marília.

Em âmbito municipal, os três melhores resultados na dimensão escolaridade correspondem a São Caetano do Sul, Holambra e Poloni. No indicador de riqueza se destacaram São Sebastião, Bertioga e Guarujá e, em longevidade, Oscar Bressane, Meridiano e Rubineia.

O Índice Paulista de Responsabilidade Social está disponível em: www.seade.gov.br/projetos/iprs

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Terceira Idade

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.