04/04/2016

Fonte da Juventude está nas plantas

Redação do Diário da Saúde
Extratos de plantas são verdadeiras fontes da juventude
A casca do salgueiro é usada desde a Antiguidade, durante a época de Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.
[Imagem: Universidade de Concordia]

Plantas da juventude

A busca pela fonte da juventude é frequentemente vista como mitologia, remontando aos antigos gregos - mas a busca de meios para viver mais continua firme até hoje.

Na verdade, é comum ouvir nos congressos médicos e científicos que a descoberta de uma forma de retardar o processo de envelhecimento seria a descoberta médica mais importante de todos os tempos.

A boa notícia é que a fórmula talvez já exista: na natureza.

A diferença é que a fonte da juventude pode não ser literalmente uma fonte de água jorrando, mas uma planta.

Juventude verde

Pesquisadores da Universidade de Concórdia (Canadá) fizeram uma varredura de todos os estudos científicos sobre extratos de plantas com efeitos antienvelhecimento e descobriram que seis desses extratos têm eficácia incomparável.

A equipe analisou mais de 10.000 testes para triagem de extratos de plantas que aumentam o tempo de vida cronológico da levedura, ou fermento. Mas por que do fermento? É que ele é o melhor modelo que os cientistas conhecem para entender como o processo de envelhecimento ocorre.

"No total, nós encontramos seis novos grupos de moléculas que desaceleram o envelhecimento cronológico das leveduras," relata o professor Vladimir Titorenko, orientador do estudo.

Casca de salgueiro

Uma planta específica se destacou nas avaliações, mostrando-se o mais potente mecanismo de aumento da longevidade já descrito pela ciência até hoje: o extrato da casca de salgueiro.

A casca do salgueiro é usada desde a Antiguidade, durante a época de Hipócrates, considerado o Pai da Medicina. Ele recomendava que as pessoas mascassem a planta para aliviar a dor e a febre.

O estudo mostrou que o extrato da casca de salgueiro aumenta o tempo de vida cronológica da levedura em 475% (vida média) e 369% (máxima). Isto representa um efeito muito maior do que substâncias sintéticas, como a rapamicina e a metformina, os dois melhores fármacos conhecidos pelos seus efeitos antienvelhecimento.

Vida longa e saúde

Os seis extratos selecionados já são reconhecidos como não-tóxicos para seres humanos pelas autoridades de saúde, o que deverá ajudar a acelerar os estudos. Para isso, equipe está se juntando a uma empresa farmacêutica chamada Idunn Technologies - Idunn é a deusa do rejuvenescimento na mitologia nórdica.

Embora ninguém espere que extratos de plantas se transformem em fontes da juventude no sentido mitológico, os resultados são importantes no combate a doenças típicas do envelhecimento e de problemas celulares que, por exemplo, causam tumores.

"Mas, primeiro, mais pesquisas precisarão ser feitas. É por isso que a Idunn Technologies está colaborando com outras quatro universidades em seis programas de pesquisa, para ir além das leveduras e trabalhar com um modelo animal de envelhecimento, bem como com dois modelos de câncer," informou o pesquisador.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Rejuvenescimento

Qualidade de Vida

Terceira Idade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.