10/10/2015

Fiocruz trabalha com compostos criados por ganhador do Nobel de Medicina

Com informações da Agência Brasil

Oncocercose

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolve pesquisas com compostos que foram produzidos a partir dos estudos de um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina 2015, Satoshi Omura.

Em 2011 foi assinado um acordo de colaboração entre a Universidade Kitasato do Japão, onde trabalha Omura, e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz). Os estudos estão sendo feitos na unidade da fundação em Belo Horizonte.

Segundo o diretor do CDTS, Carlos Morel, que desenvolveu com Omura um trabalho científico relacionado à oncocercose, conhecida como cegueira dos rios, foram recebidas 400 amostras de compostos, todas da família de drogas desenvolvidas pelas equipes no Japão, como a avermectina.

Com isso, é possível verificar a eficácia delas contra outros tipos de doenças que são encontradas no Brasil. "Com essa droga se dá uma cápsula por ano e se acaba com todos os parasitas", informou.

Doenças sem remédio

Para Carlos Morel, se existe uma droga modelo e outras relacionadas, é provável que elas possam ter também alguma ação contra doenças parecidas como, por exemplo, a malária, doença de Chagas e a esquistossomose.

"Quando se tem uma série de doenças sem remédio algum, é preciso buscar solução em áreas em que se pode ter sucesso e a escolha do grupo do Omura, no Japão, foi justamente pelo sucesso que teve no tratamento da cegueira do rio e da filariose", afirmou.

Ele acrescenta que o Prêmio Nobel da Medicina de 2015 é um reconhecimento dos resultados relevantes contra essas duas doenças, especialmente em países mais pobres da África.

Elefantíase

Morel contou que, no Brasil, a filariose, também conhecida como elefantíase, era mais encontrada na região do Recife e de Olinda, em Pernambuco, além de Alagoas e um pouco em Belém, mas que o número de infectados está caindo.

"As pessoas ficam com pernas imensas, pesadíssimas e praticamente incapacitadas. Essa droga pode também tratar essas pessoas de maneira eficiente e barata. Foi um prêmio [Nobel] que reconheceu a importância da descoberta e levou novas drogas para doenças que antes não tinham nenhum tratamento e eram chamadas negligenciadas, porque as companhias farmacêuticas não se interessavam por isso," afirmou

Malária

De acordo com o diretor do CDTS, a descoberta de Youyou Tu sobre novas terapias contra a malária, representou uma mudança no tratamento da doença. "Hoje em dia, a malária é tratada com a combinação de medicamentos e um deles é a artemisinina, que é a descoberta da cientista chinesa", disse.

O pesquisador da Fiocruz contou que atualmente todo o tratamento de malária é feito com duas ou três drogas, sendo que uma delas sempre é a artemisinina porque é a mais poderosa. "Com isso, puderam ser tratadas milhões de pessoas na África que antes não tinham tratamento nenhum ou eram assistidas com drogas que já estavam sem efeito por causa da resistência aos medicamentos", acrescentou.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.