26/10/2012

Fiocruz começará a produzir medicamento para mal de Parkinson

Com informações da Agência Brasil

Pramipexol

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já pode começar a produzir o medicamento pramipexol.

O pramipexol é utilizado para o tratamento do mal de Parkinson.

A autorização foi emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nacionalização do medicamento

Em novembro do ano passado, o laboratório alemão Boehringer Ingelheim, detentor da patente do medicamento, e a Farmanguinhos assinaram acordo que iniciou a transferência de tecnologia para desenvolvimento e fabricação do produto.

O acordo prevê um prazo máximo de cinco anos para a transmissão completa de tecnologia para a indústria nacional.

A expectativa é que haja uma redução de despesas com a compra do medicamento. Em termos imediatos, deve haver uma redução de no mínimo 20%, e, no final do processo, a redução deverá alcançar 30%.

De acordo com a Fiocruz, atualmente os medicamentos para o tratamento da doença são subsidiados pelo Ministério da Saúde por meio de repasse financeiro. No ano passado, foram investidos aproximadamente R$ 37 milhões aos estados para atender à demanda por pramipexol.

Parcerias

Além desta iniciativa, o Brasil firmou no ano passado três outras parcerias, que viabilizarão a produção nacional de medicamentos para AIDS, artrite reumatoide e doença de Crohn.

Além de Farmanguinhos, as parcerias envolvem o laboratório privado Bristol Myers/Nortec para a produção do antirretroviral Atazanavir (AIDS); o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) e o Merck Sharp & Dohme (MSD)/Nortec para produção do antirretroviral Raltegravir (Aids) e a Fundação para o Remédio Popular (Furp) e o Boehringer/Nortec para a produção também do pramipexol (mal de Alzheimer).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Neurociências

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.