07/12/2017

Finalmente uma técnica para controlar a preocupação

Redação do Diário da Saúde
Finalmente uma técnica para controlar a preocupação
Anda preocupada? Fixe sua mente no momento presente.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Técnicas contra preocupação

A preocupação pela espera de notícias - sobretudo quando essas notícias podem ruins - produz um estresse que chega a superar o estresse sentido no momento do recebimento da notícia negativa.

Isso tem sido bastante testado em situações como a espera pelos resultados de uma entrevista para emprego, das notas escolares ou de exames de saúde.

Existem muitos conselhos e técnicas para ajudar as pessoas durante a espera, que envolvem procurar distrações, manter pensamentos positivos e etc.

Kate Sweeny e Jennifer Howell, da Universidade da Califórnia (EUA), decidiram estudar a eficácia dessas técnicas. O que elas constataram é que nenhuma funciona - as táticas mais recomendadas não apenas não conseguem reduzir a angústia, como podem até fazê-la piorar.

A boa notícia é que elas descobriram algo que pode ajudar: a meditação de atenção plena, ou meditação da mente alerta. Ou seja, concentrar-se no presente usando a meditação.

Meditação contra preocupação

As duas psicólogas concluíram que, em situações de preocupação, é melhor se concentrar no presente e aceitar seus pensamentos e sentimentos à medida que eles surgem, em vez de se engajar em táticas para evitar esses pensamentos e sentimentos. Se você não julga seus pensamentos e sentimentos, conforme orienta a meditação, você não realimenta as emoções negativas, o que na prática significa que você processa suas emoções de forma diferente.

"Nós tentamos prever nosso destino e recuperar a sensação de certeza e controle sobre nossa vida," disse Sweeny referindo-se ao padrão de pensamentos durante os momentos de preocupação. "Nós sabemos por muitas pesquisas que a ruminação (pensamentos repetitivos sobre o passado) e a preocupação (pensamentos repetitivos sobre o futuro) são bastante desagradáveis e até mesmo prejudiciais para a nossa saúde e bem-estar, por isso é importante buscar soluções para essa forma dolorosa de viagem no tempo mental."

"Nós sabemos que a meditação é uma ótima maneira de reduzir o estresse cotidiano, mas nosso estudo é o primeiro a checar se ela também facilita a espera de notícias pessoalmente significativas. Este estudo também é um dos primeiros a identificar uma estratégia que ajuda as pessoas a esperar melhor, e também mostra que mesmo uma meditação breve e não frequente pode ser útil," completou.

Melhor de tudo, destaca Sweeny, a tática da atenção plena não requer treinamento e nem dinheiro - só um tempo e esforço mínimos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Emoções

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.