03/04/2017

Fim do mundo? Maioria permaneceria calma e tranquila

Redação do Diário da Saúde
Fim do mundo? Pessoas permaneceriam calmas e tranquilas
Parece que o fim do mundo está gravado na mente humana.
[Imagem: Don Davis/NASA]

Mundo vai acabar

Se você receber a notícia de que o mundo está acabando - a Terra prestes a ser destruída por um asteroide gigante, por exemplo - o que você faria: Algo que sempre teve vontade, mas nunca fez por medo das punições, ou se sentaria com seu entes queridos para cantar, dançar e se despedir?

Embora o anúncio de grandes catástrofes sempre traga o medo de desmoronamento da estrutura social, com quebra-quebras e saques, um experimento virtual feito com mais de 80.000 jogadores do videogame ArcheAge sugere que a maioria das pessoas ficará tranquilamente em casa.

Os resultados mostraram que, apesar de alguns atos violentos, a maioria dos jogadores tendeu para o comportamento social e de ajuda mútua conforme seu mundo virtual chegava ao fim.

"É como se sentar ao lado de um estranho no avião. Você pode se manter calado durante o voo, mas quando o avião atinge a pista, você começa uma conversa sabendo que tudo está prestes a terminar," disse Ahreum Kang, da Universidade de Buffalo (EUA).

Cenário de fim do mundo

Kang e seus colegas analisaram 275 milhões de registros de comportamento dos jogadores, registrados durante uma competição de ArcheAge antes que o jogo de fantasia medieval fosse lançado ao público.

Conforme o jogo se aproximava do final, com a destruição iminente do mundo virtual, comportamentos antissociais, como assassinatos, aumentaram. No entanto, os atos foram executados por uma pequena porcentagem da "população global" - dos 80.000 jogadores. A maioria deles apresentou um comportamento pró-social, como o fortalecimento das relações sociais existentes e a formação de novas.

Os pesquisadores reconhecem que o experimento tem limitações, ou seja, ele foi baseado em um videogame, não na vida real - se é que seria possível realizar um estudo assim em condições realísticas. No entanto, eles argumentam que o experimento oferece uma visão realista sobre o comportamento das pessoas em um cenário de fim dos tempos que é útil tanto para a indústria de jogos, como para outras comunidades de pesquisa.

"Nós percebemos que, como se trata de um videogame, as verdadeiras consequências do fim do mundo são puramente virtuais. Feita essa ressalva, contudo, nosso conjunto de dados representa o mais próximo possível um cenário real de fim do mundo," defende Kang.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Relacionamentos

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.