13/12/2011

Fibras de algas marinhas aumentam sensação de saciedade

Redação do Diário da Saúde
Fibras de algas marinhas aumentam sensação de saciedade
Os pesquisadores estudaram as fibras de algas marrons, concentrando-se em compostos denominados alginatos.
[Imagem: Wikipedia]

Algas marrons

Cientistas da Universidade de Copenhague descobriram que as fibras alimentares de um tipo de alga marinha, conhecida como alga marrom, aumentam a sensação de saciedade.

Isto faz as pessoas comerem menos e perder mais peso.

Estudos anteriores haviam demonstrado que uma dieta rica nessas fibras torna mais fácil manter o peso.

Este novo projeto concentrou-se nos componentes alimentares das fibras das algas marrons, os chamados alginatos.

Morten Georg Jensen e seus colegas descobriram que elas são excelentes para a criação de um "sentimento de plenitude artificial" no estômago.

Alginatos

O estudo de 12 semanas incluiu 96 homens e mulheres com sobrepeso.

48 deles ingeriram uma bebida especialmente preparada com alginatos, três vezes ao dia, antes de cada refeição principal, como um suplemento para uma dieta com baixo valor energético. Os outros 48 indivíduos beberam uma bebida placebo, sem alginatos.

A perda de peso foi muito maior entre aqueles que tomaram a bebida com alginatos.

Segundo os pesquisadores, esta perda de peso se deveu principalmente a uma diminuição na porcentagem de gordura corporal.

Gel enche o estômago

"Uma explicação provável para a perda de peso é que os alginatos formam um gel no estômago que reforça os sinais gastrointestinais de saciedade enviados para o cérebro, porque o gel ocupa espaço no estômago. Os indivíduos com sobrepeso então comiam menos do que o normal," explicou Jensen.

A bebida com alginatos das algas marrons foi preparada em escala laboratorial, e ainda não está disponível comercialmente, precisando antes ser aprovada pelas autoridades de saúde.

As algas marinhas incluem uma grande variedade de macroalgas que podem ser classificadas em três grupos: algas marrons (Phaephycecae), algas verdes (Chlorophyta) e algas vermelhas (Rhodophyta).

Os pesquisadores estudaram as fibras de algas marrons, principalmente algas palma.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.