31/07/2012

Fármaco experimental é eficaz contra leucemia infantil

Mariana Melo - USP

Combinação

A utilização da droga zebularina, em testes in vitro, demonstrou ser eficaz no tratamento da Leucemia Linfoide Aguda (LLA) pediátrica, principalmente em uma aplicação conjunta com o quimioterápico metotrexato (MTX).

Administradas juntas, as duas drogas mostraram-se eficientes em doses menores do que se administradas separadas. A necessidade de menos medicamentos na terapia contra o câncer diminui a ocorrência de efeitos colaterais.

"A zebularina mostrou-se interessante como terapia adjuvante" afirma o biólogo Augusto Faria Andrade. "Essa droga ainda não é usada em nenhum tratamento, mas em outros estudos in vitro ela já foi testada em uma grande variedade (de cânceres), como mama, próstata, leucemias, linfomas, glioblastoma, e sempre obteve sucesso".

Augusto é autor de um estudo sobre o tema na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP, sob orientação do professor Luiz Gonzaga Tone.

Leucemia Linfoide Aguda

A LLA (Leucemia Linfoide Aguda) é o câncer hematológico mais comum na infância, mas que também acomete adultos. Cerca de 20% das pessoas que tem esta doença voltam a desenvolvê-la.

As células alteradas substituem as células saudáveis na medula óssea, e a produção das células sanguíneas fica comprometida.

O tratamento para LLA realizado no Hospital das Clínicas (HC), atualmente, ocorre de acordo com o Grupo Brasileiro de Tratamento a Leucemia na Infância (GBTLI).

Envolve diversas etapas, como indução, consolidação da remissão, intensificação, consolidação tardia e manutenção, e diversas drogas aplicadas em combinação. A duração do tratamento, segundo o pesquisador, é de dois a três anos, dependendo do grupo.

Metilação

As células saudáveis têm um padrão de metilação diferente das células cancerosas.

Metilação é um processo no qual, por meio da ação das enzimas DNA-metil-transferases, o grupo metil (átomo de carbono ligado a três átomos de hidrogênio) é anexado a trechos do DNA.

Esse processo visa o silenciamento de alguns genes e é comum também em células saudáveis. No entanto, nas células cancerosas essas enzimas agem de forma a metilar, em locais errados, genes importantes para o equilíbrio celular.

Dessa forma, o gene não é expresso, o que pode causar o crescimento desordenado da célula e prorrogar a morte de células já comprometidas.

Zebularina

Nos estudos, o biólogo utilizou linhagens celulares de leucemia e verificou a ação da droga zebularina em três situações: sozinha, em associação com MTX e em associação com a vincristina (VRC). A associação com MTX apresentou resultados mais promissores.

Além disso, ele simulou duas situações: uma na qual a zebularina e o MTX foram aplicados juntos, desde o início, nas linhagens cancerosas, e uma segunda na qual a zebularina era aplicada primeiro, e depois aplicava-se o MTX. Esse segundo cenário mostrou melhores resultados.

Augusto diz que a zebularina mostrou ser uma droga mais eficiente se aplicada antes do tratamento com um antineoplásico. "É interessante para preparar para o tratamento pacientes que tenham resistência aos quimioterápicos" diz.

A droga não está na fase dos testes clínicos, mas Augusto acredita que os estudos de especificidade e eficácia ajudarão as pesquisas prosseguirem para um próximo estágio.

Para que a droga passe a ser utilizada no tratamento da leucemia, ou mesmo, para que seja testada em humanos, o biólogo diz que "seria preciso mais estudos in vitro para melhor analisar como a droga seria metabolizada e quais as consequências possíveis para seres humanos ". Só assim os testes poderiam passar para a etapa in vivo, que corresponde a testes em camundongos, e depois, humanos.

"A zebularina tem preferência por células cancerosas, o que diminui os efeitos colaterais", diz o pesquisador, ressaltando que "é descrita como menos tóxica que medicamentos similares já aprovados desde 2004, como a azacitidina".

Augusto acredita que, dentro de cinco ou dez anos, o produto poderá ser comercializado - fatores como resultados, financiamento para os estudos e a autorização dos órgãos competentes como o FDA, nos EUA, e da ANVISA, no Brasil, influenciarão no processo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Câncer

Quimioterapia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.