15/04/2014

Falta de vitamina D prejudica funcionamento dos rins

Com informações da Agência Fapesp
Falta de vitamina D prejudica funcionamento dos rins
A vitamina D é também chamada de "vitamina do Sol". Alguns especialistas alertam que o exagero no uso de filtros solares causa deficiência de vitamina D no organismo.
[Imagem: Cortesia Bartosz Kosiorek]

Além dos bem conhecidos problemas na mineralização óssea, a deficiência de vitamina D tem sido associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e autoimunes, pressão alta e diversos tipos de câncer.

Agora, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou que a falta do nutriente pode também prejudicar o funcionamento adequado dos rins e comprometer a recuperação de lesões no órgão.

"Uma das principais causas de injúria renal aguda no ser humano é a lesão por evento isquêmico, que ocorre quando o fluxo sanguíneo para o rim é obstruído por um período e depois é restaurado. Durante o processo isquêmico, a falta de oxigênio leva à degeneração e morte celular. Nosso objetivo era descobrir como a falta de vitamina D influencia o processo regenerativo", explicou o biólogo Rildo Aparecido Volpini, coordenador do projeto.

O experimento com animais indicou que a deficiência do nutriente diminui a função renal, modifica a expressão local de proteínas e aumenta a formação de fibrose após lesão induzida.

Enquanto o grupo controle apresentava entre 15 e 16 nanogramas (ng) por mililitro (ml) de sangue, os ratos alimentados com a dieta livre de vitamina D apresentavam em torno de 4 ng/ml no 30° dia de consumo.

"Observamos que a falta de vitamina D isoladamente já prejudica a função renal. Não sabemos ao certo o motivo, mas provavelmente seja por causa de alterações no sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA, conjunto de peptídeos, enzimas e receptores envolvidos no controle da pressão arterial), com consequente repercussão no controle pressórico. Existem evidências na literatura mostrando que a deficiência de vitamina D contribui para uma inapropriada ativação do SRAA, funcionando como um mecanismo de progressão da doença renal crônica", comentou Volpini.

Outra alteração observada principalmente nos grupos de animais deficientes em vitamina D, foi a perda da habilidade renal em concentrar a urina para poupar água.

De acordo com o pesquisador, a diferença mais interessante observada foi a maior formação de fibrose nos animais que receberam ração sem vitamina D, confirmando que a falta do nutriente prejudicou a regeneração do tecido dos animais.

Por outro lado, vários estudos têm questionado a eficácia dos suplementos de vitamina D - o mais recente deles, por exemplo, mostrou que a vitamina D na forma de suplementos não reduz risco de doenças ou fraturas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Cuidados com a Pele

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.