15/10/2007

Excesso de vitamina E pode ser pior do que sua carência

Washington Castilhos - Agência Fapesp

Potencial antiinflamatório da vitamina E

A literatura científica tem mostrado que, além de ser um dos antioxidantes mais reconhecidos, por seu efeito contra a deterioração das células e o envelhecimento, a vitamina E tem potencial antiinflamatório. Agora, uma pesquisa feita no Laboratório de Imunofarmacologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz destacou um possível papel antagônico em processos inflamatórios, indicando que a administração de uma dosagem mais alta pode ter como conseqüência a piora do quadro clínico.

Os resultados indicam que a vitamina E tem um efeito inibitório na atividade do receptor nuclear PPAR gama - proteínas existentes no núcleo das células e que são importantes na comunicação celular - somente quando administrada em baixa dosagem.

Ação pró-inflamatória

"Vimos que o efeito antiinflamatório da vitamina E pode ocorrer por meio do receptor PPAR gama, porém verificamos que, quando administrada em altas doses, a vitamina não tem efeito sobre a proteína e permite a inflamação. Concluímos que o caráter antiinflamatório da vitamina seria devido ao efeito inibitório na ativação do receptor", explicou a bióloga Adriana Ribeiro Silva, coordenadora da pesquisa que durou dois anos.

Os pesquisadores utilizaram um modelo experimental em camundongos, no qual provocaram um processo inflamatório e avaliaram o efeito do tratamento com vitamina E por meio da administração de drogas utilizadas em tratamentos clínicos.

Constataram que uma dose de 40 microgramas por cavidade (por animal) tem efeito antiinflamatório, mas, se a dose for aumentada para 120 microgramas por cavidade, a vitamina E tem atividade pró-inflamatória. O que chamou a atenção é que essa última dosagem corresponde a uma dose comumente prescrita para humanos.

Uso indiscriminado da vitamina E

O estudo traz um alerta importante quanto ao uso indiscriminado da vitamina E. "Muitos imaginam que, quanto maior a dose, melhor o resultado. Constatamos o contrário, chamando a atenção para o cuidado com a dosagem", disse Adriana à Agência FAPESP.

A bióloga ressalta que os resultados da pesquisa são importantes porque drogas que se ligam ao receptor PPAR gama são utilizadas clinicamente e aceitas comercialmente como antidiabéticos. O próprio estudo começou com a proposta de avaliar o uso dessas drogas no tratamento da diabetes.

"Nossa idéia era questionar se esses medicamentos seriam benéficos ou não, uma vez que havia indícios na literatura científica de que a ativação desse receptor poderia ter um efeito pró-inflamatório, isto é, ao tratar uma doença predispõe o indivíduo a outro efeito, alterando o seu sistema imunológico", afirmou.

Evitando efeitos colaterais

A pesquisa, segundo ela, traz uma outra vantagem: "Hoje, temos dificuldade em produzir drogas que tenham efeitos desejados e não apresentem os efeitos colaterais. Cada vez mais se tem tentado encontrar alvos moleculares, como o PPAR gama, com atividades dentro da célula", disse.

A equipe do IOC pretende mostrar os efeitos adicionais ao conhecido efeito antioxidante da vitamina E e propor sua aplicação como um antiinflamatório que possa ser utilizado de forma mais ampla, inclusive em doenças com fundo infeccioso, como infecção por bactérias e outros microrganismos.

Sepse

O próximo passo da pesquisa será investigar as atividades pró e antiinflamatória da vitamina E com foco na sepse, doença inflamatória sistêmica que resulta da disseminação de bactérias a partir de um foco infeccioso e gera uma resposta inflamatória que pode acarretar óbito.

"A idéia é avaliar com certeza o efeito dela sobre o PPAR gama, para tentar caracterizá-lo melhor como benéfico ou maléfico", disse Adriana. Os resultados do estudo, segundo a pesquisadora corroboram com uma máxima famosa do filósofo grego Sócrates: "Nada em excesso".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Alimentação e Nutrição

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.