06/02/2018

Exame de sangue detecta oito tipos de câncer

Redação do Diário da Saúde
Exame de sangue detecta oito tipos de câncer
O exame detectou câncer de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão ou mama.
[Imagem: Elizabeth Cook/Kaitlin Lindsay]

Procurador de câncer

Um exame de sangue baseado em uma análise combinada de DNA e proteínas mostrou-se capaz de detectar precocemente oito tipos de câncer.

A técnica, batizada de CancerSEEK, detectou a doença com uma sensitividade de 69 a 98%, dependendo do tipo de câncer - ela foi aplicado em 1.005 pacientes já diagnosticados com cânceres de Fase I a III de oito tipos comuns da doença, além de 850 indivíduos de controle saudáveis, sem câncer.

Foram detectados cânceres de ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama.

Diagnosticar os cânceres precocemente - antes de apresentarem metástase - é uma das chaves para melhorar o prognóstico para o paciente.

Sabendo disso, Joshua Cohen e seus colegas da Universidade Johns Hopkins (EUA) desenvolveram um exame de sangue que avalia mutações em 16 genes associados a diversos tipos de câncer, bem como os níveis de dez biomarcadores de proteínas circulantes no sangue.

Especificidade do exame

O teste apresentou uma especificidade de 99%, o que significa que a probabilidade de um indivíduo saudável receber um resultado falso positivo é muito baixa. Em alguns casos, o teste também forneceu informações sobre o tecido de origem do câncer, algo que tem-se mostrado muito difícil de ser feito.

Os pacientes estudados já haviam sido diagnosticados com um de oito tipos de câncer pré-metastático com base nos sintomas da doença, usando as técnicas tradicionais.

O objetivo final da equipe é tornar o CancerSEEK capaz de detectar o câncer ainda mais cedo - antes que a doença seja sintomática.

Os pesquisadores estimam que o custo desse exame de sangue para oito tipos de câncer seria inferior a US$ 500, o que é comparável ou até menor do que os testes de triagem atuais para tipos únicos de câncer (por exemplo, colonoscopia para câncer de cólon).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Câncer

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.