30/09/2008

Eureca! Momento mágico da solução de um problema pode ser previsto

Sarah Empey

Raciocínio transformador

Problemas do mundo real vêm em dois grandes sabores: aqueles que exigem um raciocínio seqüencial e aqueles que exigem um raciocínio transformador - uma ruptura com a forma de pensar anterior, seguida por um insight (também conhecido como Eureca ou "Aha!").

O Eureca ou "Aha!" é um processo pelo qual a pessoa que está tentando resolver um problema, por meio de um salto quântico de entendimento sem nenhum aviso prévio consciente, move-se de um estado de não saber como solucionar o problema para um estado de saber precisamente como resolvê-lo.

O que origina o momento Eureca?

Apesar do grande número de relatos sobre esse momento, o mecanismo cerebral subjacente ao momento Eureca não é bem compreendido pela ciência. O que acontece no cérebro durante esse momento especial? Esse momento é totalmente repentino, como freqüentemente relatado pelo solucionador do problema ou há algum precursor neural para ele? Nós podemos prever se e quando, se é que vai acontecer, o solucionador do problema irá atingir o momento eureca final?

Em um novo estudo, coordenado por Joydeep Bhattacharya, da Universidade de Londres, essas questões foram avaliadas por meio da mensuração das ondas cerebrais de participantes que tentavam solucionar quebra-cabeças ou charadas que exigem estratégias intuitivas e insights inovadores.

Previsão da solução do problema

Eles detectaram um conjunto de padrões específicos em ondas cerebrais características que ocorriam vários segundos - até 8 - antes que o participante tivesse uma percepção consciente do insight. Descobriu-se que o hemisfério direito do cérebro está criticamente envolvido com o raciocínio transformador.

Esses resultados indicam que o insight tem um padrão espectral, espacial e temporal distinto de atividade neural inconsciente correspondente ao processo cognitivo pré-solução, e não à auto-avaliação do insight ou ao momento emocional do "Aha!" que acompanha a solução do problema.

Emergência da consciência

Além disso, esse estudo postula que a consciência é como uma ponta emergente de um icebergue de processamento neuronal de informações, e padrões remotos de ondas cerebrais podem revelar a estrutura que leva a essa emergência.

O estudo foi feito em colaboração com Bhavin Sheth, da Universidade de Houston e com Simone Sandkühler, da Academia Austríaca de Ciências.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Intuição

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.