27/05/2009

Estoque emergencial de vacina contra febre amarela está acabando

Roberta Lopes - Agência Brasil

Surtos de febre amarela

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que o estoque emergencial de vacinas contra febre amarela, destinadas a populações vulneráveis, pode acabar no próximo ano e não há recursos para campanhas de imunização depois disso.

A justificativa da organização para este alerta é de que os surtos de febre amarela que surgiram no ano passado reduziram os estoques para uma ação emergencial.

A OMS diz ainda que sem novos fundos para campanhas de vacinação contra a doença milhões de pessoas correm o risco de não serem imunizadas.

Efeitos da crise financeira

O coordenador de Intervenção e Prontidão Epidêmica da OMS, William Perea, disse que as ações de combate à febre amarela estão sofrendo o efeito da crise financeira internacional.

"Se olharmos para 2009 vemos que já temos sérios problemas de financiamento. Apesar de a produção de vacina contra febre amarela ter triplicado desde 2001 o programa está limitado por insuficientes estoques de vacina para 2009", disse.

Febre amarela no mundo

Todo ano são registrados 206 mil casos de febre amarela e 52 mil mortes, segundo informações da OMS.

O Ministério da Saúde e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), que produz a vacina contra febre amarela no Brasil, foram procurados pela reportagem, mas até a publicação não responderam às solicitações sobre dados relativos ao país.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Epidemias

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.