14/08/2014

Está pronto primeiro medicamento semissintético contra malária

Com informações da Agência Brasil

A empresa farmacêutica francesa Sanofi anunciou a entrega do primeiro medicamento contra a malária que utiliza em sua composição uma versão semissintética da artemisinina, principal ingrediente de um dos principais remédios utilizados no combate à doença.

A Sanofi disse que o desenvolvimento de um medicamento com um composto semissintético da artemisinina sinaliza "uma nova era" contra a doença, que é propagada por meio de picadas de mosquitos.

Segundo a empresa, a artemisinina é normalmente derivada de uma planta (Artemisia annua, ou Qinghaosu), mas as condições meteorológicas podem afetar as colheitas, o que causa fortes variações no preço e frequentes falhas na distribuição.

Na verdade, a descoberta da artemisinina é um verdadeiro épico, digno de um roteiro de cinema, e deveu-se à abnegação de uma cientista chinesa, que encontrou a receita em um livro de plantas medicinais com mais de 1.600 anos de idade.

"Ao complementar a oferta de produtos de origem botânica, esta nova opção pode aumentar o acesso ao tratamento de milhares de doentes com malária todos os anos", disse a Sanofi em comunicado.

De acordo com a empresa, serão fabricados 1,7 milhão de doses com o medicamento semissintético, que será enviado para Burkina Faso, Burundi, República Democrática do Congo, Libéria, Niger e Nigéria nos próximos meses.

Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde sobre a malária, a doença matou 627 mil pessoas em 2012, a maior parte crianças na África.

Em todo o mundo foram registrados mais de 200 milhões de casos. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), estima-se que mais de 40% da população mundial está exposta ao risco de contrair malária.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.