28/07/2013

Esquilo infectado com peste negra fecha parque nos EUA

Com informações da BBC

Três áreas de camping de um parque nacional de Los Angeles, nos Estados Unidos, foram evacuadas e fechadas depois que autoridades de saúde identificaram um esquilo infectado com peste negra.

A peste negra, também conhecida como peste bubônica, é uma infecção bacteriana transmitida pela picada de pulgas infectadas.

Se não for tratada com antibióticos, a doença é normalmente fatal.

Durante a Idade Média, quando ainda não existiam antibióticos, a doença matou 25 milhões de pessoas na Europa.

Desde 1984, foram registrados quatro casos de peste bubônica em Los Angeles, todos tratados com êxito.

Segundo as autoridades, não há indícios de que pessoas que estavam no parque onde o esquilo foi encontrado tenham sido contaminadas.

Agora outros animais serão testados em busca de novos focos da doença.

Esquilos de solo

O anúncio causou grande alarme na população porque os esquilos são endêmicos na Califórnia, vivendo em grandes números também nas cidades.

Segundo as autoridades de saúde, o risco representado por esses animais é pequeno porque sua espécie e seu modo de vida não são propensos a acumular grande número de pulgas.

O esquilo infectado com a peste negra é de uma espécie conhecida como esquilo de solo da Califórnia, que prefere viver no chão, e não nas árvores - esses animais são maiores e assemelhados às marmotas, que são os esquilos de solo "verdadeiros".

As tocas dos esquilos no parque fechado - que são escavadas no solo - serão limpas na tentativa de reduzir a população de pulgas.

Ainda não há data para reabertura do parque, mas os responsáveis já recomendam que, após a reabertura, os visitantes usem repelentes e coloquem coleiras antipulgas em seus animais de estimação.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Infecções

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.