29/04/2011

Pessoas com esperança tomam decisões melhores que pessoas felizes

Redação do Diário da Saúde

Felicidade versus esperança

Pessoas felizes são mais propensas a comer doces, enquanto as pessoas esperançosas escolhem mais as frutas.

Mas por que ter esperança leva a decisões mais saudáveis, ao menos em termos de dieta, do que ser feliz.

Segundo duas cientistas norte-americanas, isso ocorre porque, quando as pessoas sentem esperança, elas estão pensando sobre o futuro.

"A maioria de nós está consciente que frequentemente caímos vítimas do comer emocional, mas como é que podemos escolher salgadinhos pouco saudáveis quando estamos nos sentindo bem?" discutem Karen Page Winterich (Universidade do Estado da Pensilvânia) e Kelly L. Haws (Universidade do Texas).

Emoções do presente e emoções do futuro

Como pesquisas anteriores haviam estabelecido uma conexão entre a tristeza e a má alimentação, as autoras queriam dar uma olhada mais geral na complicada relação entre emoções positivas e consumo de alimentos.

"Nós demonstramos a importância do aspecto temporal no qual as emoções positivas se focam e descobrimos que as emoções positivas com foco no futuro diminuem o consumo de alimentos pouco saudáveis no presente," escrevem elas.

Para entender por que alguém que está se sentido bem seria mais propenso a escolher uma barra de chocolate e deixar de lado uma fruta, as cientistas abordaram a diferença entre os sentimentos positivos que surgem quando pensamos no passado ou no presente (orgulho e felicidade) e a esperança, que é uma emoção mais orientada para o futuro.

Tempo e sentimento

No primeiro estudo, participantes esperançosos consumiram menos chicletes do que as pessoas que estavam se sentindo felizes.

No segundo estudo, as autoras descobriram que os consumidores que estavam mais focados no passado escolheram comidas pouco saudáveis, mesmo se estivessem sentindo esperança.

No terceiro estudo, elas tiraram o quadro do tempo da emoção positiva, trabalhando com participantes levados a se sentir esperançosos com relação ao passado ou fazendo-os experimentar orgulho no futuro.

Finalmente, as autoras compararam as emoções positivas focadas no futuro (esperança e orgulho antecipado) com as emoções negativas focadas no futuro (medo e vergonha antecipada).

Sua cintura agradece

Ao combinar todos os resultados, as pesquisadoras concluíram que a combinação de positividade e foco no futuro melhora o autocontrole.

"Então, da próxima vez que você estiver se sentindo bem, não se concentre demais em todas as coisas boas do passado. Em vez disso, mantenha aquele brilho positivo e foque no seu futuro, especialmente em todas as coisas boas que você imaginar que estão por vir. Sua cintura vai agradecer! " concluem as autoras.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Emoções

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.