25/05/2013

Embrapa testa bioinseticida contra pernilongo da dengue

Redação do Diário da Saúde

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades de pesquisa da Embrapa, está testando um novo bioinseticida contra o pernilongo da dengue.

O bioinseticida Bt-horus SC, desenvolvido pela própria Embrapa, atua contra as larvas do pernilongo transmissor da dengue (Aedes aegypti) e, por ser biológico, é totalmente inofensivo à saúde humana, a animais domésticos animais e ao meio ambiente, segundo a empresa.

O objetivo é testar a capacidade do produto no combate às larvas do Aedes aegypti.

O produto foi aplicado nos prédios que compõem o Parque Estação Biológica, na sede da empresa, em Brasília - de acordo com a Secretaria de Saúde do DF, houve um aumento de 680% no número de casos este ano em Brasília e nas cidades do Entorno.

Segundo a pesquisadora Rose Monnerat, o produto contém uma bactéria entomopatogênica, ou seja, específica para controlar o pernilongo transmissor da dengue e borrachudos em locais que acumulam água, como plantas, lagos e caixas d'água.

A bactéria utilizada, conhecida como Bt (Bacilus thuringiensis), é amplamente utilizada em programas de controle biológico em todo o mundo.

Basta uma gota do produto para cada litro de água e as larvas do Aedes aegypti morrem em 24 horas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Infecções

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.