26/12/2008

Dormir uma hora a mais protege contra doenças do coração

Redação do Diário da Saúde

Dormir mais faz bem ao coração

Uma hora extra de sono por noite diminui o risco de calcificação da artéria coronária, um estágio inicial no desenvolvimento de doenças do coração. O benefício de uma hora adicional de sono é comparável ao benefício de baixar a pressão sistólica em 17 mm Hg.

A descoberta, feita por cientistas da Universidade de Chicago, foi publicado no exemplar de 24 de Dezembro do jornal da Associação Médica dos Estados Unidos (JAMA).

Calcificação da artéria coronária

Cerca de 12% dos participantes do estudo, todos voluntários saudáveis na faixa dos 40 anos de idade, desenvolveram a calcificação na artéria coronária ao longo dos primeiros cinco anos de acompanhamento.

Mas as artérias calcificadas foram encontradas em 27% dos participantes que dormiam menos do que 5 horas por noite. Essa taxa de incidência cai para 11% entre os que dormem 7 horas por noite e para 6% entre os que dormem mais do que 7 horas por noite.

Os benefícios do sono parecem ser maiores para as mulheres do que para os homens. Não foi verificada nenhuma variação em função da raça dos voluntários.

Mistério

"A consistência e a magnitude da diferença foi uma surpresa para nós," disse a Dra. Diane Lauderdale, coordenadora do estudo. "E é também um certo mistério. Nós somente podemos especular sobre por que uma duração média do sono menor leva ao desenvolvimento da calcificação das artérias coronárias."

Benefícios do sono

Estudos recentes sugerem que a falta parcial de sono crônica pode ser um fator de risco para uma série de problemas de saúde, incluindo ganho de peso, diabetes e hipertensão.

Um outro estudo descobriu que tanto a duração do sono muito longa, quanto dormir muito pouco, têm associação com um pequeno aumento no risco de eventos coronarianos.

Para conhecer outros estudos que vinculam o sono a problemas de saúde, veja Sono tranqüilo mantém saúde cardiovascular e Sono e exercícios físicos reduzem risco de câncer de mama.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Coração

Diversão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.