20/09/2017

Não consegue dormir devido ao estresse? Cura à vista

Redação do Diário da Saúde
Não consegue dormir devido ao estresse? Aqui está a cura
As camadas esbranquiçadas na cana-de-açúcar (painel da esquerda) são abundantes em octacosanol.
[Imagem: University of Tsukuba]

Estresse e sono

Todos sabemos por experiência própria que eventos estressantes afetam a qualidade do nosso sono.

Isso sempre acontece em períodos muito assoberbados no trabalho ou na escola, ou por questões sociais ou econômicas que nos preocupam.

A boa notícia é que esse efeito deletério do estresse sobre o nosso sono, que só faz piorar as coisas, pode ser combatido com uma substância natural.

Cientistas japoneses descobriram que um componente ativo encontrado na cana-de-açúcar e em outros produtos naturais, chamado octacosanol, ajuda a dormir bem atuando diretamente na base do problema - o estresse.

Os comprimidos para dormir disponíveis não lidam com o componente do estresse, e frequentemente apresentam efeitos colaterais graves. A perda de sono também está associada a outras condições médicas, incluindo doenças cardiovasculares, depressão, obesidade, ansiedade, transtornos comportamentais etc.

Policosanol e octacosanol

Mahesh Kaushik e Yoshihiro Urade, da Universidade de Tsukuba, descobriram que o octacosanol reduz o estresse e, por decorrência, restaura o sono.

O octacosanol é abundante em vários alimentos, como a cana-de-açúcar, o farelo de arroz, o óleo de germe de trigo e a cera de abelha.

O extrato bruto da substância é conhecido como policosanol, sendo o octacosanol o principal elemento constituinte. Ambos já foram utilizados em seres humanos para várias outras condições médicas, mostrando-se seguros e sem efeitos colaterais.

O que a equipe japonesa constatou é que o octacosanol reduz o nível de corticosterona no plasma sanguíneo, que é um marcador de estresse. Animais de laboratórios que receberam a substância apresentaram sono normal depois de serem submetidos a situações estressantes. O sono induzido pelo octacosanol foi semelhante ao sono natural.

Além disso, os pesquisadores também constataram que o octacosanol não afetou o sono dos animais normais, não estressados. Isto demonstra claramente, dizem eles, que o octacosanol é um composto ativo que melhora o sono atuando diretamente sobre o estresse, podendo ser útil em terapias para esses casos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Medicamentos Naturais

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.