29/12/2017

Diário sobre a gratidão que se sente aumenta o altruísmo

Redação do Diário da Saúde
Diário sobre a gratidão que se sente aumenta o altruísmo
O resultado é condizente com outros experimentos, que mostraram que a felicidade aumenta quando as pessoas escrevem cartas com mensagens de gratidão.
[Imagem: Wikimedia Commons]

Gratidão e altruísmo

A gratidão faz mais do que aumentar a sensação de felicidade e ajudar a manter uma boa saúde.

Se esses sentimentos de gratidão forem regularmente anotados em um diário, a pessoa colherá ainda um aumento em seu altruísmo - o desprendimento, abnegação ou, em última instância, o amor ao próximo.

Os voluntários dos experimentos que levaram a essas conclusões foram inicialmente avaliados através de questionários e escaneamento cerebral por ressonância magnética (MRI). Durante a primeira ressonância, eles acompanhavam transações nas quais uma soma de dinheiro era doada, ou para um refeitório público filantrópico, ou para eles próprios.

"Nós descobrimos que, em todo o grupo na primeira sessão, as pessoas que relataram traços mais altruístas e gratidão apresentaram uma resposta cerebral relacionada à recompensa quando a instituição beneficente recebia dinheiro que era maior do que quando elas próprias recebiam o dinheiro," conta a pesquisadora Christina Karns, da Universidade do Oregon (EUA).

Os resultados da ressonância magnética funcional, que mede o metabolismo do oxigênio nas células cerebrais ativas, mostraram que a atividade relacionada ao altruísmo aumenta no córtex pré-frontal ventromedial, uma área profunda no cérebro associada ao altruísmo em estudos anteriores.

Diário sobre gratidão

Para testar o eventual efeito de fazer um diário sobre a gratidão que sentiam, as 33 mulheres que participaram do primeiro estudo, entre 18 e 27 anos, foram distribuídas aleatoriamente em dois grupos: 16 escreveram diariamente um texto dirigido, respondendo a questões relacionadas à gratidão, enquanto as outras 17 receberam mensagens diárias neutras que não se concentravam na gratidão - como o grupo inicial era pequeno, os pesquisadores fizeram esta parte do estudo apenas com as mulheres para eliminar as diferenças de gênero.

Três semanas depois, elas voltaram para outra ressonância magnética funcional, repetiram os questionários e viram as mesmas transações de dinheiro para o banco de alimentos ou para si próprias.

Diário sobre a gratidão que se sente aumenta o altruísmo
A imagem capturada com ressonância magnética funcional mostra a localização do córtex pré-frontal ventromedial do cérebro, onde um aumento no altruísmo foi sinalizado em um grupo de mulheres que escreveu diários sobre a gratidão que sentiam.
[Imagem: Cortesia de Christina Karns]

"Descobrimos que a atividade registrada no córtex pré-frontal ventromedial mudou nas pessoas no grupo de reconhecimento da gratidão," disse Karns. "Este grupo como um todo teve um aumento no sinal com relação ao ganho de dinheiro pela instituição de caridade em relação a assistir elas próprias ganhando o dinheiro, como se elas fossem mais generosas para com os outros do que para com elas mesmas".

Gratidão como perspectiva filosófica

Pesquisas anteriores sobre o pensamento positivo e a prática da gratidão já haviam mostrado benefícios para melhorar a saúde e o bem-estar geral, mas esta nova pesquisa, ressalta Karns, foi projetada para explorar a gratidão com uma perspectiva filosófica. Esta perspectiva enfatiza mais do que o benefício da gratidão para si mesmo, com foco também nos benefícios resultantes da gratidão para os outros na sociedade.

Para isso, ela usou uma variedade de questionários para explorar discretamente os sentimentos dos participantes sobre o altruísmo, combinando então com o exercício de visualização de transações desenvolvido pela equipe em estudos anteriores.

Os resultados indicaram que a parte do cérebro que dá suporte ao sentimento de recompensa é flexível, permitindo mudanças nos valores de uma "moeda neural" associada aos sentimentos de altruísmo.

"Nossas descobertas sugerem que há mais bem lá fora quando há gratidão," disse Karns.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Relacionamentos

Felicidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.