09/06/2009

Descoberta pode explicar doença misteriosa que acomete metalúrgicos

Redação do Diário da Saúde
Descoberta pode explicar doença misteriosa que acomete metalúrgicos
Cientistas fizeram o primeiro avanço significativo para combater uma doença do trabalho descoberta em 2000 e que vem assustando os metalúrgicos, torneiros mecânicos e demais trabalhadores da indústria metal-mecânica.
[Imagem: Eurekalert]

Bactéria industrial

Cientistas da Universidade de Ohio fizeram o primeiro avanço significativo para combater uma doença do trabalho descoberta em 2000 e que vem assustando os metalúrgicos, torneiros mecânicos e demais trabalhadores da indústria metalmecânica.

A bactéria Mycobacterium immunogenum (M. immunogenum) foi identificada em 2000 como a causa potencial de uma doença misteriosa que começou a aparecer entre os metalúrgicos.

Hipersensibilidade pneumotítica

A doença, chamada pneumonite por hipersensibilidade, é uma inflamação dos pulmões resultante da reação do sistema imunológico do organismo à ação de bactérias e outras partículas presentes no ar ambiente.

Os sintomas da pneumonite por hipersensibilidade incluem febre, tosse, congestão nasal e respiração curta. Como essa sintomatologia é muito semelhante à da gripe comum e de diversas outras infecções respiratórias, torna-se difícil identificar a doença e tratá-la adequadamente.

Contaminação dos fluidos de corte

A bactéria Mycobacterium immunogenum contamina e se prolifera nos fluidos usados no torneamento e na fresagem das peças metálicas.

Os trabalhadores inalam as partículas contaminadas quando elas se disseminam no ar, depois de serem aspergidas como um spray para lubrificar e resfriar as peças que estão sendo cortadas ou usinadas.

Proteínas

Agora, a equipe do Dr. Jagjit Yadav identificou 33 proteínas presentes na bactéria e que estão envolvidas no desencadeamento da resposta imunológica que leva à doença.

Estas proteínas servirão como base para o desenvolvimento de exames que identifiquem os locais de trabalho contaminados com a bactéria, permitindo a adoção de medidas preventivas, além de possibilitarem o desenvolvimento de medicamentos específicos para o tratamento dessa nova doença do trabalho.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Bactérias

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.