25/02/2009

Deficiência de vitamina D aumenta risco de gripe

Agência Fapesp
Deficiência de vitamina D aumenta risco de gripe
Pesquisa com 19 mil adultos e adolescentes indica que deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de contrair gripes e resfriados
[Imagem: USDA]

Falta de vitamina D

A deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de contrair gripes e resfriados, segundo estudo publicado na edição de 23 de fevereiro da revista Archives of Internal Medicine.

O mais abrangente estudo sobre a associação entre vitamina D e infecções respiratórias já feito foi conduzido por pesquisadores da Universidade do Colorado e dos hospitais Geral de Massachusetts e Infantil de Boston, nos Estados Unidos.

A pesquisa examinou quase 19 mil adultos e adolescentes e verificou que aqueles que tinham menores níveis de vitamina D no sangue apresentaram casos de resfriados e gripes com mais frequência. Os riscos foram ainda maiores para quem tinha problemas respiratórios crônicos, como asma ou enfisema.

Prevenção de infecções respiratórias

"Os resultados do estudo destacam a importância da vitamina D na prevenção de infecções respiratórias comuns, como resfriados e gripe", disse Adit Ginde, da Universidade do Colorado, principal autor do estudo.

A vitamina C é usada na prevenção de resfriados e de outros problemas respiratórios há décadas - seu mais famoso defensor foi Linus Pauling (1901-1994), um dos mais importantes cientistas do século 20 -, mas essa eficiência é sustentada por pouca literatura científica.

Enquanto isso, evidências do papel da vitamina D - que costuma ser mais associada a saúde óssea - no sistema imunológico passaram a se acumular. Estudos anteriores apontaram a relação do aumento de resfriados e gripes no inverno com a produção mais baixa de vitamina D devido à menor exposição ao Sol (que desencadeia a produção da vitamina na pele).

Fontes de vitamina D

Na nova pesquisa, os participantes com menores níveis de vitamina D no sangue - menos de 10 nanogramas por mililitro - apresentaram 40% mais casos recentes de infecções respiratórias do que aqueles com níveis superiores a 30 nanogramas.

Pacientes com asma e com baixos níveis de vitamina D tiveram cinco vezes mais casos de infecções respiratórias recentes.

Os autores destacam que os resultados do estudo precisam ser confirmados por outras pesquisas e por testes clínicos antes que a vitamina D possa ser recomendada na prevenção de gripes e resfriados. O mesmo grupo planeja iniciar testes clínicos em breve.

Fontes naturais de vitamina D são salmão, sardinhas, óleo de fígado de bacalhau e alimentos fortificados como leite e alguns tipos de cereais.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Alimentação e Nutrição

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.