20/11/2014

Crianças com alergia a leite não devem tomar vacina contra sarampo

Com informações da Agência Brasil

Vacina e alergia ao leite

O Ministério da Saúde emitiu uma alerta às secretarias estaduais e municipais de Saúde para que não apliquem a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, em crianças com histórico de alergia à proteína do leite de vaca (APVL).

A medida foi tomada depois que a Secretaria de Saúde do Amazonas suspendeu a vacinação em todo depois que quatro casos de reação à vacina foram registrados em Manaus.

De acordo com o presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Bernardino Albuquerque, quatro crianças tiveram reação alérgica após terem sido vacinadas - três delas apresentaram reação anafilática logo depois da aplicação e uma delas apresentou hipersensibilidade à dose com ocorrência tardia.

"Estamos aguardando o posicionamento do Ministério da Saúde. Até onde sabemos, isso não ocorreu só aqui no estado do Amazonas. Em outros estados isso também vem ocorrendo. Por medida de precaução, as secretarias de Saúde do estado e do município resolveram interromper a campanha até que sejam esclarecidos os fatos", destacou Albuquerque.

O Ministério da Saúde não divulgou os dados de reações verificados em outros estados, mas afirma que a restrição vale apenas para doses fornecidas pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd.

O comunicado destaca que o laboratório é pré-qualificado pela Organização Mundial da Saúde e fornece, há anos, doses para vários países, inclusive para o Brasil. Todos os lotes da vacina tríplice viral aplicadas no país passaram por análise no Instituto de Qualidade em Saúde, que não conseguiu detectar o problema, e as vacinas foram aprovadas para uso.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Saúde Pública

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.