01/06/2018

Córnea humana artificial é fabricada em impressora 3D

Redação do Diário da Saúde
Córnea humana artificial é fabricada em impressora 3D
A córnea artificial impressa é apenas um protótipo de demonstração, mas mostra um caminho promissor para suprir as necessidades de córneas para transplantes.
[Imagem: Newcastle University]

Córnea feita em impressora 3D

Cientistas conseguiram fabricar córneas humanas artificiais usando células-tronco e uma impressora 3D.

Isso significa que, no futuro, poderá ser possível garantir um suprimento ilimitado de córneas para transplante.

Quase 5 milhões de pessoas sofrem cegueira total devido a cicatrizes na córnea causadas por queimaduras, lacerações, abrasão ou doença. No entanto, há uma escassez significativa de córneas disponíveis para transplante, com 10 milhões de pessoas em todo o mundo esperando por um doador.

Abigail Isaacson, da Universidade de Newcastle (Reino Unido), fez a demonstração da prova de conceito usando células-tronco da córnea saudável de um doador e misturou-as com alginato e colágeno para criar uma solução que pode ser impressa - uma substância comumente chamada de "biotinta", uma tinta biológica.

Usando uma bioimpressora 3D de baixo custo, a biotinta foi depositada em círculos concêntricos para assumir a forma de uma córnea humana. A estrutura ficou pronta em menos de 10 minutos.

As células-tronco foram então colocadas em cultura, onde puderam crescer, formando a córnea artificial.

"Nossas córneas impressas em 3D terão agora que passar por mais testes e levaremos vários anos até que possamos estar na posição de as usarmos para transplantes.

"No entanto, o que mostramos é que é possível imprimir córneas usando coordenadas do olho de um paciente e que essa abordagem tem potencial para combater a escassez mundial [de córneas para transplante]," disse o professor Che Connon, coordenador da pesquisa.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Células-tronco

Transplantes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.