30/06/2015

Composto da magnólia supera medicamento contra câncer

Redação do Diário da Saúde
Composto da magnólia supera medicamento contra câncer
O honokiol, composto extraído da magnólia, mostrou-se mais eficaz do que o principal medicamento contra os cânceres de cabeço e pescoço.
[Imagem: Michael Warren/Wikimedia Commons]

Honokiol

Os extratos de magnólia vêm sendo usados há séculos pelas medicinas tradicionais da China e do Japão, com uma série de indicações terapêuticas.

Uma dessas aplicações, demonstrada recentemente, envolve o honokiol, um extrato da magnólia eficaz contra a hipertrofia cardíaca.

Agora o honokiol mostrou-se eficaz também contra o câncer.

O fitoquímico honokiol - cuja fórmula química é C18H18O2 - parece explorar várias rotas bioquímicas para fazer encolher tumores de vários tipos.

A equipe do professor Santosh Katiyar, da Universidade do Alabama (EUA), concentrou-se nos cânceres de cabeça e pescoço, que geralmente atingem fumantes e usuários de bebidas alcoólicas.

Melhor do que o medicamento

Os pesquisadores testaram o honokiol em linhagens celulares derivadas de cânceres humanos da cavidade oral, laringe, língua e faringe. Em todos os casos, o fitoterápico "desligou" as células tumorais. A equipe também fez testes contra tumores implantados em ratos, com resultados semelhantes.

O composto fitoterápico bloqueia uma proteína chamada receptor do fator de crescimento epidermal (EGFR, na sigla em inglês).

Segundo a equipe, o honokiol liga-se a esses receptores de forma mais forte do que o medicamento gefitinib, o mais comum no tratamento dos cânceres de cabeça e pescoço.

"De forma conclusiva, o honokiol parece ser uma pequena molécula fitoquímica bioativa interessante para a gestão dos cânceres da cabeça e pescoço, que pode ser utilizada sozinha ou em combinação com outras drogas terapêuticas disponíveis," concluiu Katiyar.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Câncer

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.