Conheça a composição dos alimentos mais consumidos no Brasil

Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Uma nova versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) foi lançada pelo Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC).

A ferramenta on-line disponibiliza dados da composição química e o valor energético de 1,9 mil alimentos consumidos pela população brasileira, incluindo crus e cozidos, adicionados de sal, de óleo ou de tempero, além de produtos manufaturados e pratos compostos. A composição pode ser consultada por porções de 100 gramas de alimentos ou por medidas normalmente usadas em casa.

"A tabela fornece informações sobre 34 componentes, incluindo vitaminas e minerais, de alimentos que são os mais importantes para a população brasileira," disse Elizabete Wenzel de Menezes, professora da USP e pesquisadora do Centro FoRC.

A ferramenta também apresenta a composição nutricional de pratos típicos do país de acordo com as diferentes formas de preparação regionais. Um dos exemplos é o cuscuz, que pode ser só de milho em algumas regiões ou ter vários ingredientes, como na versão paulista.

Busca por nutrientes

Outra possibilidade disponibilizada aos usuários são as buscas por nutrientes específicos, como alimentos que são fontes de proteínas dentro de um grupo específico, e de avaliar a ingestão energética de uma determinada refeição.

Para isso, o usuário precisa descrever até sete alimentos que ingeriu em uma determinada refeição. Com base nesses dados, a ferramenta calcula quanto ele ingeriu de energia.

"Isso é uma forma de as pessoas poderem fazer uma autoavaliação de algumas refeições sem deixar de buscar um profissional de nutrição para orientá-las, se necessário," disse Elizabete.

A tabela também reúne dados compilados da composição química de alimentos pertencentes à biodiversidade brasileira, como o açaí. "A base de dados de biodiversidade e alimentos regionais apresenta apenas informações analíticas originais, sem modificações ou agregação de dados. Porém, nos próximos anos, pode agregar novos dados produzidos por pesquisadores em estudos sobre a composição de vitaminas e minerais da cagaita [Eugenia dysenterica, fruta típica do Cerrado brasileiro] ou do maxixe [Cucumis anguria], por exemplo," detalhou a pesquisadora.

Todas as funcionalidades já disponibilizadas podem ser consultadas no endereço www.fcf.usp.br/tbca (clique em Base de Dados, depois em Consultar, e aguarde alguns instantes porque a informação demora um pouco a aparecer).

Aplicativo para celular

A equipe agora pretende desenvolver um aplicativo para celular que possibilite a uma pessoa na fila de um restaurante, por exemplo, decidir quais alimentos vai consumir e a quantidade deles com base em informações sobre o conteúdo energético.

Outra ideia é desenvolver um programa de computador que possibilite aos profissionais da nutrição prescrever dietas para seus pacientes com base em informações fornecidas pela tabela.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Softwares

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2018 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.