12/08/2016

Como lidar com a raiva no trânsito?

Redação do Diário da Saúde
Como lidar com a raiva no trânsito?
Nove em cada dez motoristas acham que os motoristas agressivos são uma ameaça grave para a sua segurança pessoal.
[Imagem: Disney/Divulgação]

Comportamentos agressivos ao volante

Milhares de motoristas se envolvem diariamente em exemplos extremos de agressividade no trânsito, incluindo abalroar propositadamente outro veículo ou sair do carro para desafiar outro motorista.

"A direção inconsequente, um tráfego ruim e as tensões diárias da vida podem transformar frustrações pequenas em uma perigosa fúria no trânsito. Motoristas demais estão se perdendo no calor do momento e atacando outros de maneiras que poderiam acabar sendo fatais," afirma um estudo realizado pela Fundação AAA para Segurança no Trânsito (EUA).

Os próprios motoristas pesquisados relataram seu envolvimento em comportamentos raivosos e agressivos no último ano:

  • Colar propositalmente no carro da frente: 51%
  • Gritar com outro motorista: 47%
  • Buzinar para mostrar irritação ou raiva: 45%
  • Fazer gestos irritados: 33%
  • Tentar bloquear outro veículo que tenta mudar de faixa: 24%
  • Cortar a passagem de outro veículo de propósito: 12%
  • Sair do veículo para enfrentar outro motorista: 4%
  • Esbarrar ou abalroar outro veículo de propósito: 3%

Raiva no trânsito

Dois em cada três motoristas acreditam que a direção agressiva é hoje um problema maior do que há três anos, enquanto nove em cada dez acreditam que os motoristas agressivos são uma ameaça grave para a sua segurança pessoal.

Motoristas homens e mais jovens - com idades entre 19 e 39 anos - são significativamente mais propensos a se envolver em comportamentos agressivos. Os motoristas que relataram outros comportamentos inseguros ao volante, como excesso de velocidade e passar no sinal vermelho também se mostraram mais propensos a mostrar agressividade.

"É completamente normal que os motoristas experimentem raiva ao volante, mas não podemos deixar que nossas emoções nos levem a escolhas destrutivas," disse Jake Nelson, diretor da entidade. "Não se arrisque a amplificar uma situação frustrante, porque você nunca sabe o que o outro motorista pode fazer. Mantenha a cabeça fria, e se concentre em chegar ao seu destino com segurança."

Como evitar a violência no trânsito

A entidade oferece outras dicas para ajudar a prevenir a ira e a violência no trânsito:

  1. Não ofenda: Nunca force outro motorista a mudar de velocidade ou direção. Isto significa não forçar outro motorista a usar os freios ou virar o volante em resposta a algo que você fez.
  2. Seja tolerante e perdoe: O outro motorista pode apenas estar tendo um dia realmente ruim. Considere que não é nada pessoal.
  3. Não responda: Evite olhar nos olhos do outro motorista, não faça gestos e mantenha espaço em torno de seu veículo. E chame a polícia, se necessário.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Violência

Comportamento

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.