15/03/2017

Como identificar sintomas da doença que causa cegueira repentina

Com informações da BBC
Como identificar sintomas da doença que causa cegueira repentina
Seção de uma artéria saudável, à esquerda, e outra afetada pela arterite de células gigantes, à direita.
[Imagem: Bhaskar Dasgupta]

Células gigantes

Todos os anos, a visão de milhares de pessoas é danificada por uma doença chamada arterite de células gigantes, também conhecida como arterite temporal.

Os sintomas podem aparecer de repente e resultar em cegueira irreversível se a doença não for diagnosticada e tratada de forma rápida.

Alguns pacientes confundem os sintomas com os de uma enxaqueca e descrevem "uma dor de cabeça como se o cérebro estivesse sendo espremido".

Por isso, segundo a reumatologista Saleyha Ahsan, é necessário ficar atento "a dores no couro cabeludo ao pentear o cabelo". Outros sintomas são dor na mandíbula e problemas de visão.

Arterite de células gigantes

A arterite temporal é causada por uma inflamação da parede de artérias da cabeça (têmporas) e do pescoço, causando estreitamento dos vasos, acúmulo de células de grande tamanho (daí o nome 'arterite de células gigantes') e redução do fluxo de sangue pelo local.

Se a artéria afetada fornecer sangue para o nervo óptico, que transmite informações da retina para o cérebro, o bloqueio pode causar cegueira, temporária ou permanente.

A arterite de células gigantes atinge principalmente pessoas com mais de 50 anos - e, em especial, mulheres.

Sintomas

Os sintomas da arterite de células gigantes geralmente se desenvolvem de forma rápida, mas pode haver sinais preliminares - tais como perda de peso, suores, cansaço, febre leve, perda de apetite e depressão.

A reumatologista Saleyha Ahsan explica que a arterite pode ser consequência de outra doença menos grave chamada polimialgia reumática, que gera dor muscular e até imobilidade. As condições podem aparecer de forma independente, mas muitas vezes juntas.

A doença pode ser diagnosticada por um exame de ultrassom - se o paciente tiver a arterite temporal, o exame revelará uma faixa preta, uma "auréola negra", ao redor da artéria temporal.

O tratamento é baseado em esteroides.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Sistema Circulatório

Sistema Nervoso

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.