18/09/2008

Comida funcional - deliciosa e saudável

Katrin Hasenkopf
Comida funcional - deliciosa e saudável
Bread enriched with valuable lupin proteins
[Imagem: Fraunhofer IVV]

Alimentos contra o câncer

Bolos que podem evitar o câncer? Massas que baixam o nível do colesterol? O que parece soar como um truque de propaganda logo poderá se tornar uma realidade.

A semente de linhaça protege contra o câncer - mas nem todos gostam do seu sabor. Pesquisadores agora isolaram os valiosos componentes dessa semente, bem como da semente de tremoço. Incorporados no pão, bolo ou em sobremesas, eles protegem o organismo humano sem deixar um sabor desagradável na boca.

Linhaça e tremoço

Cientistas alemães isolaram os elementos ativos das sementes de linho e tremoço e incorporaram experimentalmente esses compostos em vários tipos de alimentos: os compostos da semente de linho foram incorporados em bolos, pães e sobremesas, e os compostos da semente de tremoço foram incluídas nas receitas de pães e massas.

O resultado é não apenas delicioso, mas também muito saudável. O linho não é apenas rico em fibras solúveis, ele também contém fitoestrogenos, como um efeito similar ao das isoflavonas dos grãos de soja. De acordo com a literatura, eles protegem o organismo contra formas de câncer dependentes dos hormônios, como é o caso dos canceres de mama e próstata.

Brevemente nas prateleiras

Agora os cientistas vão conduzir novas pesquisas para confirmar os efeitos esperados dos alimentos. "Os efeitos saudáveis das sementes de linhaça e tremoço já são bem conhecidas pela literatura, mas ainda falta uma investigação científica conclusiva sobre o assunto. Essas substâncias sem dúvida nenhuma têm um grande potencial, " diz o Dr. Katrin Hasenkopf, do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, onde foi feita a pesquisa.

Segundo ele, em cerca de três anos os novos alimentos com capacidade para prevenir o câncer e baixar o colesterol deverão estar disponíveis nas prateleiras dos supermercados.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Prevenção

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.