04/08/2012

O que comeremos daqui a 20 anos?

Com informações da BBC

Alimentos alternativos

Projeções de especialistas indicam que o aumento populacional, dos preços dos alimentos e a limitação na disponibilidade de recursos vão mudar os hábitos alimentares humanos nas próximas décadas.

Alguns analistas calculam que o preço dos alimentos pode dobrar nos próximos cinco a sete anos, transformando itens hoje comuns em artigos de luxo.

Por isso, há cada vez maior preocupação na escolha da comida do futuro, uma comida que seja ao mesmo tempo saudável para o ser humano e não tão exigente com os recursos naturais.

Veja abaixo algumas alternativas que, embora estranhas à primeira vista, são apontadas como caminhos prováveis para resolver lacunas na demanda por alimentos.

O que comeremos daqui a 20 anos?
Eles não parecem muito saborosos, mas os cientistas garantem que insetos são uma rica fonte de proteínas.
[Imagem: Wikipedia/Vitaliy Nazarenko]

Comer insetos

Insetos fornecem tanto valor nutricional quanto carne de mamíferos, mas custam e poluem muito menos. Cerca de 1, 4 mil espécies poderiam ser consumidas pelo homem, principalmente compondo salsichas ou hambúrgueres.

Cientistas da Universidade de Wageningen, na Suécia, comprovaram que os insetos produzem quantidades muito menores de gases de efeito estufa do que a pecuária convencional, tanto de bovinos quanto de suínos.

O governo holandês já investiu um milhão de euros em pesquisa sobre como inserir carne de insetos nas dietas de seus cidadãos e preparar leis para regulamentar sua criação.

Boa parte da humanidade já come insetos, especialmente na Ásia e África. Mas os mercados ocidentais têm uma certa resistência à ideia e serão necessárias grandes campanhas de marketing para tornar aceitável ideia de incluir insetos como gafanhotos, formigas e lagartas no cardápio.

Alimentação com música

Já é bem conhecida a influência que aparência e cheiro podem ter sobre o que comemos, mas uma área em expansão que pode render descobertas interessantes é a dos estudos sobre o efeito do som sobre o paladar.

Um estudo da Universidade de Oxford descobriu que é possível ajustar o gosto de determinados alimentos através da música que se ouve ao fundo.

A música pode, por exemplo, fazer uma comida parecer mais doce do que ela é. Esse recurso pode ajudar a reduzir o consumo de açúcar.

Outro exemplo: Sons graves de instrumentos de sopro de metal (como saxofones ou tubas) acentuam o gosto amargo de alimentos.

A ideia é que as empresas fabricantes de alimentos passem a recomendar listas de músicas para melhorar a "experiência" do consumo de seus produtos, a partir de experiências comprovadas em laboratório.

O que comeremos daqui a 20 anos?  
Estes são os primeiros cortes da carne 100% vegetal: "A consistência e a textura estão perfeitas," garantem os cientistas.
[Imagem: Fraunhofer IVV]

Carne de laboratório

Há um movimento espontâneo cada vez mais intenso rumo ao vegetarianismo, que aos poucos passa a ter apoio das evidências científicas.

Segundo o Dr. Peter Eisner, do Instituto Fraunhofer, na Alemanha, gasta-se 40 metros quadrados de terras agricultáveis para produzir um quilo de carne - para cultivar os vegetais que alimentam o gado -, mas o mesmo espaço pode produzir 120 kg de cenouras ou 80 kg de maçãs.

Ele defende que que os ingredientes alimentares à base de plantas desempenhem seu papel na substituição dos alimentos de origem animal.

Enquanto isso não ocorre, cientistas holandeses trabalham firme na criação de carne artificial em laboratório usando células-tronco de vaca e esperam desenvolver o primeiro "hambúrguer de proveta" até o fim de 2012.

Mais adiantada está uma equipe de cientistas da Alemanha, Áustria e da Holanda, que já criou uma "carne vegetal" que, segundo os testes iniciais, tem sabor e textura semelhantes à da carne real.

A produção de carne artificial poderia trazer grandes benefícios ao meio ambiente, pela redução no número de cabeças de gado - grandes emissores de CO2 e metano - e nas áreas de floresta desmatada para a criação de pastos. A carne de laboratório poderia ser manipulada para ter níveis mais saudáveis de gordura e nutrientes.

O que comeremos daqui a 20 anos?
Fibras das algas marinhas podem ajudar a reduzir a obesidade ajudando o corpo a absorver menos gordura.
[Imagem: BBC]

Algas

As algas podem alimentar humanos e animais, oferecer uma alternativa em graves crises alimentícias e ainda abrem mão do gasto de terra ou água potável para seu cultivo.

Cientistas ainda apontam para o potencial de algas como fontes de biocombustíveis - o que reduziria a dependência dos combustíveis fósseis.

Alguns especialistas preveem que fazendas de algas poderiam se tornar a mais promissora forma de agricultura intensiva.

Elas já existem em países como o Japão.

Como os insetos, elas poderiam ser introduzidas na dieta sem que as pessoas precisassem se dar conta disso. Cientistas na Grã-Bretanha estudam a substituição de sal marinho por algas em pães e outros alimentos industrializados.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Conservação de Alimentos

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.