06/07/2016

Afinal, comer pão engorda ou não?

Centro de Pesquisa em Alimentos - FoRC
Comer pão engorda?
Você está comendo só pão, ou o pão é só uma desculpa para comer um monte de outras coisas?
[Imagem: Centro de Pesquisa em Alimentos - FoRC]

Carboidratos

O pão e outros alimentos, como arroz e macarrão, são fontes de carboidratos.

Carboidratos são compostos que contêm vários tipos de açúcar ou monossacarídeos, principalmente a glicose. E a glicose é o combustível para o nosso cérebro funcionar; quando ficamos muitas horas sem comer, temos dificuldade de estudar, trabalhar, até de falar e tomar decisões.

Muita gente acha que devemos evitar alimentos com carboidratos, mas isso não é correto. Os carboidratos precisam ser consumidos sempre, porque o nosso organismo precisa dessa fonte de energia, até mesmo quando dormimos.

Na verdade, o que engorda é quando consumimos uma grande quantidade desses e de outros alimentos, principalmente se não fizermos muita atividade física. Precisamos comer de acordo com o que nosso corpo gasta. Se durante o dia ficamos muito tempo sentados, andamos pouco, não podemos comer muito. Caso contrário vamos ter excesso de peso.

Mas afinal, comer pão engorda?

Depende de QUANTO você come! Além de prestar atenção na QUANTIDADE de pão e outros carboidratos que estamos comendo ao longo do dia, precisamos ter cuidado com o que comemos JUNTO com esses alimentos. Passar muita manteiga, margarina ou requeijão no pão não é recomendável, por causa da gordura. Os frios, como mortadela, presunto e queijo, têm gordura e muito sódio, e essa combinação também não é boa para a saúde.

Os pães recheados, a pizza e a batata frita têm muita gordura e sal. Sabemos que são gostosos, mas só devemos consumi-los de vez em quando. Um erro comum é trocar o pão por torradas, considerando que elas não engordam. As torradas são pães secos, um pão francês equivale a três torradas, no máximo.

Ingerir muita gordura e sódio aumenta o risco de desenvolver doenças do coração e pressão alta.

Então, podemos e devemos comer pão e outras fontes de carboidratos, junto com outros alimentos, mas temos que comer em quantidades adequadas para o bom desempenho das nossas atividades.

Como saber se estamos comendo muito ou pouco?

Aí vai uma dica: se não temos fome três horas após termos almoçado, por exemplo, isso significa que comemos demais. Mas se estivermos com muita fome depois de duas a três horas, significa que comemos pouco para desenvolver nossas atividades. Comer de três em três horas ajuda a manter nosso organismo funcionando adequadamente. Quando o organismo funciona bem, gasta mais energia.

Podemos e devemos comer diariamente pão, arroz ou macarrão (de preferência integral), feijão e outros grãos, frutas, saladas cruas, hortaliças cozidas, carne, leite e ovos.

Mas atenção: NÃO podemos comer todos os dias produtos com muito açúcar: refrigerantes, balas e doces em geral, pois além de muito açúcar podem conter bastante gordura. Esses produtos fazem com que a glicose do nosso sangue fique elevada rapidamente e se isso ocorrer durante muitos anos pode provocar a diabetes.

Fique ligado: É importante variar, pois cada alimento tem quantidades variadas de diferentes vitaminas e minerais, além de carboidratos, proteína, gordura e fibra alimentar.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Consumo Responsável

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.