08/11/2017

Cientistas dizem que envelhecimento é matematicamente inevitável
Embora os dois biólogos estejam muito convencidos de sua prova matemática, outros cientistas dizem estar perto de uma fonte da juventude para as células.
[Imagem: Guglielmi]

Envelhecimento eterno

Fonte da juventude? Desculpe, ela não existe porque é uma impossibilidade matemática.

É o que garantem Joanna Masel e Paul Nelson, da Universidade do Arizona (EUA).

Segundo eles, mesmo que a seleção natural fosse perfeita, o envelhecimento ainda ocorreria porque é "matematicamente inevitável", sendo impossível de ser interrompido em organismos multicelulares.

"O envelhecimento é algo como matematicamente inevitável - seriamente inevitável. Não há saída logicamente, teoricamente e matematicamente," garante Joanna, que é professora de ecologia e biologia evolutiva.

Evoluir para não envelhecer

O conhecimento científico atual no campo da evolução deixa aberta a possibilidade de que o envelhecimento possa ser interrompido se a natureza pudesse descobrir uma maneira de tornar perfeita a seleção entre organismos. Uma maneira de fazer isso pode ser usar a competição entre as células para eliminar as células "vagarosas", que funcionam mal e estão associadas ao envelhecimento, enquanto outras células intactas seriam mantidas.

Em seus modelos matemáticos, porém, a dupla não conseguiu encontrar uma solução possível para que essa competição leve a um bom resultado.

Duas coisas acontecem em nível celular à medida que o corpo envelhece, explica Nelson. Primeiro, as células diminuem o ritmo e começam a perder funcionalidade, por exemplo, como quando as células do cabelo param de fabricar pigmento e embranquecem. Em segundo lugar, algumas células aumentam sua taxa de crescimento, o que pode causar a formação de células cancerígenas. À medida que envelhecemos, todos nós tendemos, em algum momento, a desenvolver células cancerosas no corpo, mesmo que elas não cheguem a virar um tumor.

Cientistas dizem que envelhecimento é matematicamente inevitável
Recentemente pesquisadores coreanos reverteram o envelhecimento celular.
[Imagem: DGIST]

Encruzilhada

Masel e Nelson concluíram que, mesmo que a seleção natural fosse perfeita, o envelhecimento ainda ocorreria.

"À medida que você envelhece, a maioria de suas células está ficando mais lerda e perdendo a função, e elas param de crescer também. Mas algumas de suas células estão crescendo como loucas. O que mostramos é que isso forma um dilema duplo sem escapatória. Se você se livrar das células que funcionam mal, lentas, então isso permitirá que as células cancerígenas proliferem, e se você se livrar ou diminuir as células cancerígenas, então isso permitirá que as células lentas se acumulem.

"Então você está preso entre permitir que essas células lentas se acumulem ou permitir que as células cancerosas proliferem, e se você fizer uma coisa, não pode fazer a outra. Você não pode fazer as duas ao mesmo tempo," detalhou Nelson.

Por que é que envelhecemos?

Embora a mortalidade seja uma parte natural e incontestável da vida, os dois pesquisadores parecem fortemente convencidos de que sua equação matemática expressa por que o envelhecimento é uma "verdade incontestável" e "uma propriedade intrínseca dos seres multicelulares," como eles dizem.

"As pessoas têm estudado por que o envelhecimento ocorre, da perspectiva de 'por que a seleção natural não acabou com o envelhecimento ainda?' Essa é a questão que eles se fazem, e nessa pergunta está implícita a ideia de que uma coisa que não envelhece é possível, então, por que não a evoluímos? Nós estamos dizendo que não é apenas uma questão de a evolução que não está fazendo; ela não pode ser feita pela seleção natural ou por qualquer outra coisa," vaticina Masel.

E, acrescenta ela, tentar corrigir esse caminho do envelhecimento pode piorar as coisas, devido à encruzilhada que representa eliminar as células lentas do envelhecimento ou as células aceleradas dos tumores.

"Você pode diminuir o envelhecimento, mas você não pode detê-lo. Temos uma demonstração matemática de por que é impossível corrigir ambos os problemas. Você pode consertar um problema, mas ficará travado com o outro. As coisas vão piorar ao longo do tempo, de uma de duas maneiras ou de ambas: ou todas as suas células continuarão a ficar mais lentas, ou você terá câncer. E a razão básica é que as coisas se quebram. Não importa o quanto você tente impedi-las de se quebrar, você não pode," garante a pesquisadora.

Ou seja, para os dois cientistas, a fonte da juventude deve ficar circunscrita aos livros de ficção - a menos que outros pesquisadores encontrem respostas matemáticas diferentes para o enigma.

Rejuvenescimento