08/07/2013

Cientistas criam brotos de fígado usando células-tronco

Com informações da BBC
Cientistas criam
Estes são os brotos hepáticos criados pelos pesquisadores japonese
[Imagem: Takanori Takebe]

Cientistas japoneses anunciaram a criação de "pequenos fígados" a partir de células-tronco.

A equipe da Universidade de Yokohama disse ter ficado "espantada" ao perceber a formação espontânea de brotos hepáticos, os estágios mais iniciais de desenvolvimento do órgão - eles não esclareceram o que esperam ver no experimento.

A esperança agora é de que o transplante de milhares de brotos hepáticos possa reverter situações de falência do fígado.

Após a publicação dos resultados do estudo na revista Nature, muitos especialistas reagiram classificando o estudo como "empolgante".

A pesquisa deve dar novo fôlego às muitas equipes de cientistas que tentam criar órgãos em laboratório como tentativa de lidar com a falta de doadores para transplantes.

Alguns pacientes já têm bexigas feitas com suas próprias células, mas órgãos mais densos, como o fígado e os rins, são mais difíceis de serem produzidos.

Fígado artificial

A equipe da universidade japonesa simulou em laboratório os estágios mais iniciais do desenvolvimento do fígado, similares aos de um embrião.

Eles mesclaram três tipos de células - duas variedades de células-tronco e material colhido a partir de um cordão umbilical.

Para a surpresa dos cientistas, as células começaram a se organizar e se entrelaçaram para formar um broto hepático.

Estes brotos foram transplantados para camundongos, onde se conectaram ao sistema circulatório e passaram a funcionar como pequenos fígados.

O processo, de acordo com os cientistas, aumentou o tempo de vida dos camundongos com falência hepática.

"Nós simplesmente mesclamos três tipos de células e descobrimos que, de forma inesperada, elas se auto-organizaram para formar um broto hepático tridimensional - um tipo de fígado rudimentar", explica o professor Takanori Takebe, um dos responsáveis pelo estudo.

"E finalmente nós provamos que o transplante de brotos hepáticos pode oferecer potencial terapêutico contra a falência do fígado", diz Takebe, acrescentando que ele e a equipe ficaram "completamente espantados" e "absolutamente surpresos" quando perceberam a formação dos brotos hepáticos.

Cientistas criam
Os pesquisadores acreditam que o processo possa ser replicado para criar outros órgãos.
[Imagem: Hideki Taniguchi/Takanori Takebe]

Criação de órgãos em laboratório

Acredita-se que outros órgãos, como o pâncreas, rins, e até mesmo os pulmões possam ser desenvolvidos da mesma forma.

No entanto, a utilização da técnica em um novo tratamento, de fato, ainda é um prospecto distante, avaliam os cientistas.

Os brotos hepáticos criados no estudo têm cerca de 4 a 5 milímetros de comprimento, mas os cientistas dizem que teriam que desenvolver outros muito menores para que eles pudessem ser injetados no sangue.

E adiantam que as células provavelmente não formariam um novo fígado, mas se acoplariam ao órgão em falência para tentar recuperá-lo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Transplantes

Desenvolvimento de Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.