24/11/2017

Células rejuvenescem em laboratório com composto do vinho tinto

Redação do Diário da Saúde
Células rejuvenescem em laboratório com composto do vinho tinto
O responsável pela "mágica" parece ser o resveratrol, componente do vinho tinto.
[Imagem: CC0 Creative Commons/Pixabay]

Rejuvenescimento celular

Embora dois cientistas tenham recentemente apostado todas as suas fichas em sua abordagem matemática do envelhecimento, afirmando de forma muito taxativa que o envelhecimento é matematicamente inevitável, muitos outros pesquisadores acreditam que estamos muito longe de saber tudo sobre o assunto.

E, mais importante, que há muito o que podemos fazer, não para não envelhecer, mas para ter um envelhecimento saudável.

Uma equipe britânica descobriu uma maneira de rejuvenescer células idosas, tornando-as não só mais jovens, mas também fazendo-as comportarem-se como células muito mais jovens.

Em poucas horas de tratamento, as células mais velhas voltaram a se dividir e apresentaram telômeros mais longos - telômeros são uma espécie de "tampão" nos cromossomos que encurtam continuamente à medida que envelhecemos.

Resveratrol

A equipe liderada pela professora Lorna Harrie (Universidade de Exeter) descobriu que uma classe de genes, chamados fatores de divisão, são progressivamente desligados à medida que envelhecemos.

Ela então se juntou a Eva Latorre (Universidade de Brighton) e, juntas, descobriram que os fatores de divisão podem ser religados com os compostos químicos adequados, fazendo com que as células senescentes não apenas se vejam como fisicamente mais jovens, mas também se comportem assim, voltando a se dividir.

Os compostos químicos são análogos sintéticos do bem conhecido resveratrol, um ingrediente natural encontrado no vinho tinto, no chocolate amargo, nas uvas vermelhas e nos mirtilos.

Ao ser adicionado às células em cultura, o composto reativou os genes de divisão. Em poucas horas, as células começaram a rejuvenescer.

"Quando eu vi algumas das células do prato de cultura rejuvenescerem, eu não podia acreditar. Aquelas células antigas se pareciam com células jovens. Era como mágica. Repeti as experiências várias vezes e, em cada caso, as células rejuvenesceram. Estou muito entusiasmada com as implicações e o potencial dessa pesquisa," disse Lorna.

Células rejuvenescem em laboratório com composto do vinho tinto
"Quando eu vi algumas das células do prato de cultura rejuvenescer, eu não podia acreditar."
[Imagem: Eva Latorre et al. - 10.1186/s12860-017-0147-7]

Envelhecimento saudável

Embora os experimentos sejam muito iniciais, e feitos apenas em culturas de células em laboratório, a equipe afirma que os resultados têm o potencial para levar a terapias que possam ajudar as pessoas a envelhecer melhor, sem experimentar alguns dos efeitos degenerativos do envelhecimento.

Ou seja, eles não estão falando em fonte da juventude, mas em envelhecimento com saúde.

"Este é um primeiro passo na tentativa de fazer as pessoas viverem vidas normais, mas com a saúde por toda a vida. Nossos dados sugerem que o uso de compostos químicos para religar uma classe importante de genes que são desligados à medida que envelhecemos pode fornecer um meio para restaurar a função das células antigas," finalizou Lorna.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Rejuvenescimento

Terceira Idade

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.