29/08/2009

Casos de gripe A já superam gripe comum no mundo, diz OMS

Redação do Diário da Saúde
Casos de gripe A já superam gripe comum no mundo, diz OMS

Gripe A mais comum

Os casos de influenza A (H1N1) já predominam sobre o número de casos de gripe sazonal ou gripe comum, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em nota divulgada nesta sexta-feira, a organização alertou que a epidemia da doença vai persistir nos próximos meses em populações mais suscetíveis.

Vírus ainda sem mutações

A OMS destacou que, até o momento, o monitoramento por meio de laboratórios não identificou tipos de mutação no vírus que o tornassem mais letal. A maioria dos pacientes infectados pela nova gripe, segundo a OMS, apresenta um quadro leve da doença.

"Apesar de o vírus ser capaz de provocar diversos casos fatais, inclusive em pessoas jovens e saudáveis, o número de mortes permanece pequeno", diz o comunicado.

Gripe A no Brasil

Segundo o último dado do Ministério da Saúde, fornecido no início deste mês, os casos da gripe A no Brasil representam 77% de todos os casos de gripe no Brasil. Este número é seguramente maior hoje.

Apesar disso, a mortalidade pela gripe A no Brasil é menor que em outros países.

Enquanto no Brasil o fim do inverno é a grande esperança contra a Gripe A, o oposto acontece agora no hemisfério norte, cuja aproximação do inverno aponta para um aumento no número de casos acima do Equador.

Prevenção contra a gripe A

Para mais informações sobre a prevenção contra a gripe A, veja a reportagem Como os médicos estão protegendo suas próprias famílias da gripe A?

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Prevenção

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.