06/08/2013

Cientistas apresentam primeiro hambúrguer de laboratório

Com informações da BBC
Carne artificial: cientistas comem primeiro hambúrguer de laboratório
O hambúrguer de laboratório ainda é branco, e os cientistas estão estudando aditivos para mudar sua cor e tornar seu sabor parecido com o da carne de gado.
[Imagem: BBC]

Custo ambiental da pecuária

O primeiro hambúrguer feito em laboratório foi apresentado e degustado nesta segunda-feira, durante uma conferência científica em Londres.

O hambúrguer foi fabricado por cientistas holandeses.

Eles utilizaram células retiradas de uma vaca para reconstituir os músculos de carne bovina, que foram combinados a outros ingredientes para fazer o hambúrguer.

Os pesquisadores dizem que a tecnologia para produzir carne artificial poderia ser uma forma sustentável para suprir a crescente demanda por carne.

Mas críticos da ideia dizem que o meio mais fácil para contrabalançar o cada vez maior custo ambiental da pecuária seria comer menos carne.

"Vamos apresentar ao mundo o primeiro hambúrguer feito em laboratório a partir de células. Estamos fazendo isso porque a criação animais para abate não é boa para o meio ambiente, não vai suprir a demanda mundial (por comida) e também não é boa para os próprios animais", ressalta Mark Post, professor da Universidade de Maastricht.

Um estudo independente revelou que a carne produzida em laboratório usa 45% menos energia para ser feita do que a média utilizada para a produção a partir de animais criados em fazendas.

O método também significa 96% menos emissões de gás na atmosfera e necessita 99% menos terra.

Modo de fazer

1. Os cientistas começam extraindo extraindo células do músculo de uma vaca.

2. No laboratório, as células são colocadas numa cultura com nutrientes para promover o crescimento e multiplicação das células.

3. Três semanas depois, cerca de um milhão de células-tronco geradas são divididas e colocadas em recipientes menores.

4. As células já crescidas se transformam em pequenas tiras de músculo de aproximadamente um centímetro de comprimento e apenas alguns milímetros de espessura.

5. As pequenas tiras são então coletadas e juntadas em pequenos montes, que então são congelados.

6. Quando alcançam uma quantidade suficiente, elas então são descongeladas e compactadas na forma de um hambúrguer antes de serem cozidas.

7. O primeiro hambúrguer testado também leva açafrão, caramelo e suco de beterraba para dar cor e sabor.

Até o momento, os cientistas podem apenas produzir pequenos pedaços de carne por vez. Quantidades maiores iriam requerer um sistema circulatório para distribuir nutrientes e oxigênio nos bifes de laboratório.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Células-tronco

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.