08/10/2015

Câncer de próstata: o que aumenta e o que diminui o risco?

Redação do Diário da Saúde

Riscos do câncer de próstata

Idade, raça e histórico familiar são os maiores fatores de risco para um homem desenvolver câncer de próstata.

Com um menor impacto, entram na lista pressão sanguínea elevada, níveis elevados de colesterol, deficiência de vitamina D, inflamação da próstata e ter realizado vasectomia.

Surpreendentemente, a obesidade, o alcoolismo e o tabagismo mostram uma associação negativa com a doença.

Estes são resultados de uma análise do maior banco de dados nos EUA sobre cuidados à saúde em regime de internamento hospitalar. Os pesquisadores se concentraram nos anos de 2007 a 2011, o que incluiu mais de 12 milhões de registros médicos de pacientes homens com idades entre 35 e 100 anos.

Epidemiologia do câncer

O Dr. Shankar Srinivasan e seus colegas da Universidade Rutgers (EUA) justificam o levantamento argumentando que os especialistas em câncer não compreendem ainda totalmente as causas da epidemiologia do câncer de próstata, que tem grande incidência, mas uma variabilidade muito forte na população masculina.

Eles então usaram análises estatísticas para verificar todas as variáveis independentes de que dispunham: idade, raça, histórico familiar de câncer de próstata, histórico familiar de qualquer outro câncer, obesidade, abuso de álcool, tabagismo, colesterol, deficiência de vitamina D, inflamação da próstata, vasectomia e hipertensão.

Como são dados epidemiológicos - estatísticas sobre a ocorrência da doença - o estudo não oferece explicações causais, sobretudo para o estranho efeito negativo do abuso de drogas lícitas como álcool e fumo.

Os resultados foram publicados no International Journal of Medical Engineering and Informatics.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde do Homem

Prevenção

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.