27/11/2014

Campanha mobiliza a população contra o racismo no SUS

Com informações da Agência Saúde
Campanha mobiliza a população contra o racismo no SUS
A ação visa conscientizar a população de que a discriminação racial também se manifesta na saúde.
[Imagem: Ministério da Saúde]

O governo federal lançou uma campanha publicitária para envolver os usuários e os profissionais da rede pública de saúde na luta contra o racismo.

A ação visa conscientizar a população de que a discriminação racial também se manifesta na saúde.

"Não podemos tolerar nenhuma forma de racismo. Essa campanha é um alerta para os profissionais de saúde e para toda a sociedade brasileira. A desigualdade e o preconceito produzem mais doença, mais morte e mais sofrimento. Nós queremos construir um país de todos e a maneira mais importante é falar sobre a desigualdade", disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O ministro ressaltou que o racismo se manifesta muitas vezes "em uma negativa do acesso, da informação adequada e do cuidado", disse.

Com o slogan Racismo faz mal à saúde. Denuncie!, as peças publicitárias que serão veiculadas na TV, rádio, impresso e redes sociais incentivam as pessoas a não se calarem diante de atos de discriminação no Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio do Disque Saúde 136 é possível denunciar qualquer situação de racismo ou obter informações sobre doenças mais comuns entre a população negra e que exigem um maior acompanhamento.

É o caso do diabetes mellitus (tipo II), cuja taxa de mortalidade, a cada 100 mil habitantes, afeta na população negra 34,1 habitantes, na população parda atinge 29,1 e, entre a branca, 22,7. A anemia falciforme, doença grave que deve ser diagnosticada precocemente por meio do teste do pezinho, é encontrada em maior escala entre a população negra, com incidência que varia de 6% a 10%, enquanto no conjunto da população oscila entre 2% e 6%.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Preconceitos

Relacionamentos

Saúde Pública

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.