28/06/2018

Caminhar rápido pode fazer você viver mais

Redação do Diário da Saúde
Caminhar rápido pode fazer você viver mais
Os efeitos protetores do ritmo de caminhada também foram mais fortes nos grupos etários mais velhos.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Caminhar e viver mais

Acelerar o seu ritmo de caminhada pode prolongar a sua vida.

Fazer caminhadas em um ritmo médio mostrou-se associado a uma redução de 20% no risco de mortalidade por todas as causas em comparação com o resultado obtido com caminhadas em ritmo lento.

Já caminhar em ritmo acelerado ou rápido foi associado com uma redução de risco de 24%, igualmente em comparação com andar devagar.

Um resultado semelhante foi identificado para o risco de mortalidade por doença cardiovascular, com uma redução de 24% caminhando em um ritmo médio e 21% andando em um ritmo acelerado ou rápido, em comparação com andar em um ritmo lento.

Os efeitos protetores do ritmo de caminhada foram mais fortes nos grupos etários mais velhos. Caminhantes de ritmo médio com 60 anos ou mais apresentaram uma redução de 46% no risco de morte por causas cardiovasculares, e caminhantes em ritmo acelerado uma redução de 53%.

O que é caminhar rápido

"Um ritmo acelerado geralmente é de cinco a sete quilômetros por hora, mas isso realmente depende dos níveis de condicionamento físico do caminhante; um indicador alternativo é caminhar em um ritmo que, quando mantido, o deixa sem fôlego ou suado.

"Especialmente em situações em que andar mais não é possível devido a pressões de tempo ou a um ambiente menos propício para caminhar, andar mais rápido pode ser uma boa opção para aumentar a frequência cardíaca - uma opção que a maioria das pessoas pode facilmente incorporar em suas vidas.

"Embora o sexo e o índice de massa corporal não pareçam influenciar os resultados, a caminhada em ritmo acelerado ou médio foi associada a um risco significativamente reduzido de mortalidade por todas as causas e doença cardiovascular. Não houve evidências, no entanto, que sugerissem que o ritmo tivesse uma influência significativa na mortalidade por câncer.

"Assumindo que nossos resultados reflitam causa e efeito, essas análises sugerem que o aumento do ritmo de caminhada pode ser uma maneira simples e direta de melhorar a saúde cardíaca e o risco de mortalidade prematura - fornecendo uma mensagem simples para campanhas de saúde pública," disse o professor Emmanuel Stamatakis, da Universidade de Sydney (Austrália).

Os resultados foram publicados no British Journal of Sports Medicine.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Prevenção

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.