14/07/2017

5 kg de brócolis em um comprimido controla diabetes

Com informações da New Scientist
Contra diabetes, 5 kg de brócolis concentrados em um comprimido
Recentemente outra equipe conseguiu explicar o mecanismo pelo qual o brócolis age contra o câncer, que também pode prevenir e evitar o avanço da artrose.
[Imagem: Wikipedia]

Brócolis em comprimido

Os médicos frequentemente nos alertam para comer mais vegetais, mas o que eles gostariam mesmo é de contar com uma pílula que encapsulasse todas as vantagens de cada vegetal, para evitar terem de convencer as pessoas a abrirem mão de seus hábitos alimentares - nem sempre saudáveis - longamente arraigados.

Isso está mais próximo da realidade, ao menos no caso do brócolis.

A equipe do professor Anders Rosengren, da Universidade de Gotemburgo (Suécia) desenvolveu uma formulação em pó que contém um extrato concentrado rico em um dos principais componentes do vegetal, o sulforafano, que tem um conhecido efeito anticâncer.

O extrato reduziu os níveis de açúcar no sangue de pessoas com diabetes em níveis significativos.

Sulforafano

Para avaliar o "brócolis em comprimido", a equipe convidou 97 pessoas com diabetes tipo 2, que receberam uma dose concentrada de sulforafano todos os dias durante três meses ou um placebo.

A concentração de sulforafano administrada é cerca de 100 vezes a encontrada naturalmente no brócolis. "Era o mesmo que comer cerca de cinco quilos de brócolis diariamente," disse Rosengren.

Em média, aqueles que receberam o extrato de brócolis viram sua glicose no sangue reduzir-se em 10% mais do que aqueles no placebo. O extrato foi mais eficaz entre os participantes obesos com diabetes "desregulada", cujos níveis basais de glicose eram maiores no início.

"Estamos muito entusiasmados com os efeitos que vimos e estamos ansiosos para disponibilizar o extrato para os pacientes," disse Rosengren. "Nós vimos uma redução de glicose de cerca de 10%, o que é suficiente para reduzir complicações nos olhos, rins e sangue."

Metformina e sulforafano

Ao final do ensaio, apenas três pacientes continuavam a tomar metformina - os demais se mostraram capazes de controlar sua condição relativamente bem sem o medicamento.

Investigações mais detalhadas feitas pela equipe mostraram que, embora tanto a metformina quanto o sulforafano reduzam a glicemia, os dois compostos funcionam de maneiras diferentes.

A metformina torna as células mais sensíveis à insulina, de modo que elas absorvem mais glicose excedente da corrente sanguínea. O sulforafano, por sua vez, reduz a glicose através da supressão das enzimas hepáticas que de outro modo estimulariam a produção de glicose.

Por este motivo, Rosengren acredita que o extrato de brócolis será complementar à metformina, e não competitivo. Mas ele ressalta que muitas pessoas com diabetes não podem tomar metformina devido a complicações renais, então o extrato de brócolis pode ser um substituto ideal nesses casos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.