30/01/2018

Brasil tem 83 casos de febre amarela e 28 mortes em uma semana

Com informações da Agência Brasil

Um terço de letalidade

O Ministério da Saúde (MS) divulgou, nesta terça-feira (30), dados atualizados sobre a ocorrência da febre amarela no país.

Desde o dia 23, quando foi apresentado o último balanço, foram mais 83 casos de febre amarela, sendo que 28 vieram a óbito (33,7%).

Ao todo, entre os dias 1º de julho de 2017 e 30 de janeiro de 2018 - a estatística começa no meio do ano por causa da estação de maior ocorrência da doença - foram confirmados 213 casos de febre amarela no país e 81 mortes.

Foram contabilizados ainda 1.080 casos suspeitos, sendo que 432 foram descartados e 435 continuam em investigação.

No entanto, o número de casos entre julho de 2016 e janeiro de 2017 foi maior que o que tem sido observado agora. Segundo o ministério, naquela época foram 468 casos confirmados e 147 óbitos.

Febre amarela vacinal

A circulação do vírus da febre amarela em áreas mais amplas do que vinha sendo observado nos anos anteriores - incluindo cidades com maior concentração de pessoas - tem gerado preocupação na população e busca por vacina em postos de saúde.

Por isso, o governo federal decidiu a antecipar a campanha de imunização, com doses fracionadas, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Até o momento foram registrados 3 casos de morte por febre amarela vacinal - reação em pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela - e outro caso está sendo apurado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Vacinas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.