20/06/2013

Brasil deixará de importar vacina contra a gripe Influenza A

Com informações da Agência Brasil

A partir de 2015, o Brasil vai produzir toda a vacina contra o vírus da gripe A necessária para suprir a demanda nacional.

Para a campanha de 2013, o Instituto Butantan, fabricante das vacinas brasileiras, produziu 15% do total distribuído.

O laboratório francês Sanofi Pasteur transferiu a tecnologia que tornou possível a fabricação. Para a vacinação em 2015 serão produzidas 44 milhões de doses.

Por outro lado, tem sido cada vez mais difícil atingir as metas da vacinação contra a gripe, com um aparente desinteresse da população pelo medicamento.

Medicamentos biológicos

Outros 14 medicamentos biológicos terão fabricação 100% nacional.

Serão seis para câncer (entre eles o de mama e a leucemia), quatro para artrite reumatoide, um para diabetes, um cicatrizante, um hormônio do crescimento e uma vacina para alergia.

Os medicamentos biológicos, feitos a partir de material vivo e cuja produção envolve biologia molecular, são produtos de última geração e de alto custo. Esse grupo de medicamentos representa 43% dos gastos do governo com remédios, que chega a R$ 4 bilhões por ano.

O Ministério da Saúde anunciou que o Brasil terá a primeira fábrica para produção de remédios biológicos a partir de célula vegetal (cenoura e tabaco), instalada em Euzébio, no Ceará.

A construção está prevista para ter início em 2014 e deve custar R$ 170 milhões. Serão feitos medicamentos para o tratamento de doenças raras e a primeira vacina do mundo a partir de uma planta, contra a febre amarela.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Medicamentos

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.