07/11/2017

Aplicativo de meditação funciona - desde que incorpore a aceitação

Redação do Diário da Saúde
Aplicativo de meditação funciona - desde que incorpore a aceitação
"Ao invés de lutar para se livrar dos sentimentos desagradáveis, a chave é acolher e aceitar esses sentimentos durante momentos estressantes."
[Imagem: Carnegie Mellon University/Divulgação]

Aplicativos para meditação

Com a constatação científica de que a meditação traz resultados físicos benéficos, os programadores não demoraram para lançar aplicativos de todos os tipos para quem deseja ter seu próprio guru disponível no celular.

A boa notícia é que alguns desses aplicativos podem de fato ajudar os usuários a reduzir a resposta do corpo ao estresse biológico.

Mais do que isso, parece haver um componente específico da técnica de meditação da atenção plena que é particularmente importante para atuar sobre a biologia do estresse.

Esse componente é a aceitação - aprender a ser aberto às situações e aceitar o modo como as coisas estão em cada momento.

Esta é a primeira evidência científica de que um aplicativo para celular que orienta a meditação é capaz de reduzir o cortisol e a pressão arterial sistólica em resposta ao estresse.

"Nós já sabíamos que os programas de treinamento de atenção plena podem amortecer o estresse, mas não sabíamos como eles funcionam. Este estudo, liderado [pela pesquisadora] Emily Lindsay, fornece evidência inicial de que o componente de treinamento da aceitação é crítico para gerar os benefícios de redução do estresse dos programas de treinamento de atenção plena," disse o professor David Creswell, da Universidade Carnegie Mellon (EUA).

Treinando a aceitação

Para avaliar os aplicativos, 144 adultos diagnosticados como estressados foram distribuídos aleatoriamente para uma de três intervenções de meditação baseadas em aplicativos de celular: treinamento em monitorar o momento presente com aceitação, treinamento em apenas monitorar o momento presente ou treinamento de controle ativo.

Cada participante fez uma sessão diária de 20 minutos, durante 14 dias. Então todos foram colocados em uma situação estressante, enquanto seus níveis de cortisol e pressão arterial eram medidos.

Os participantes no programa combinado de monitoramento e aceitação apresentaram uma redução na pressão de reatividade medida tanto pela pressão arterial sistólica quanto pelo cortisol. Suas respostas de cortisol foram mais de 50% inferiores às das duas intervenções que não incluíam o treinamento de aceitação. Suas respostas de pressão arterial, por sua vez, foram cerca de 20% menores.

"Não só fomos capazes de mostrar que a aceitação é uma parte crítica do treinamento de atenção plena, como também demonstramos pela primeira vez que um programa curto e sistemático de atenção plena no celular ajuda a reduzir o impacto do estresse no corpo," disse Lindsay. "Ao invés de lutar para se livrar dos sentimentos desagradáveis, a chave é acolher e aceitar esses sentimentos durante momentos estressantes".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Meditação

Mente

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.