31/01/2018

Aparelho colado na unha mede exposição aos raios UV

Redação do Diário da Saúde
Aparelho colado na unha mede exposição aos raios UV
O aparelho instalado sobre a unha mede com precisão a exposição da pessoa à luz ultravioleta (UV) do Sol.
[Imagem: Universidade Northwestern/Divulgação]

Dosímetro

A chamada eletrônica de vestir - equipamentos eletrônicos incorporados em nossas roupas - está estreando de uma forma inesperada.

Em vez de uma roupa, este que parece ser o menor dispositivo de vestir do mundo estreou como um acessório para as unhas.

Desenvolvido por uma equipe da Universidade Northwestern (EUA), financiado pela empresa de produtos beleza L'Oréal, ele mede com precisão a exposição da pessoa à luz ultravioleta (UV) do Sol.

O próprio aparelho é alimentado pelo Sol - por uma célula solar - e, segundo seus criadores, contém o dosímetro UV mais sofisticado e mais preciso já fabricado.

"Acreditamos que ele oferece a maneira mais conveniente e mais precisa para que as pessoas meçam a exposição solar de forma quantitativa," disse o professor John Rogers, coordenador da equipe que criou o sensor. "O objetivo mais amplo é fornecer uma plataforma tecnológica que possa salvar vidas e reduzir os cânceres de pele, permitindo que indivíduos, em um nível personalizado, modulem sua exposição ao Sol".

Medidor de raios UV

A unha foi escolhida para a instalação do aparelho por se tratar de uma superfície estável e rígida, que assegura uma aderência forte, e também por ser uma localização adequada para medir a exposição ao Sol.

"Ele é várias ordens de magnitude menor do que qualquer outra coisa por aí," disse Rogers. "Também é um dos poucos sensores que mede diretamente os raios UV mais nocivos. Além disso, ele registra simultaneamente a temperatura do corpo, o que também é muito importante no contexto da exposição ao Sol".

Quando o produto for colocado no mercado, os usuários precisarão baixar um aplicativo no celular para ler os dados. O aplicativo pode sugerir outros horários menos intensos em raios UV para atividades ao ar livre ou, nos momentos mais seguros, tranquilizar os indivíduos mais preocupados com a superexposição.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sensores

Cuidados com a Pele

Robótica

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.