07/02/2018

Ambientes naturais melhoram imagem positiva do próprio corpo

Redação do Diário da Saúde
Ambientes naturais melhoram imagem positiva do próprio corpo
Enternecer-se com a beleza do ambiente natural faz com que você sinta seu corpo como parte de um ecossistema mais amplo que requer proteção e cuidado.
[Imagem: University of Washington]

Autoimagem positiva

Agora você tem mais um motivo para dedicar um tempo para fazer um passeio pela natureza: melhorar sua autoimagem.

Já se sabia que o ambiente natural tem um efeito benéfico sobre a saúde mental e física. Por outro lado, uma imagem corporal positiva tem sido associada a uma série de atividades, incluindo aulas de esportes, dança e ioga.

Mas quando as duas coisas foram verificadas em conjunto, o que se constatou é que a exposição a ambientes naturais também pode promover a imagem corporal positiva, que envolve o respeito pelo corpo e a rejeição de ideias rígidas em torno da própria aparência.

Isto ficou demonstrado em cinco experimentos separados realizados por pesquisadores da Universidade Anglia Ruskin (Reino Unido), Universidade Perdana (Malásia) e Universidade College de Londres.

Experimentos

Em três experimentos, usando diferentes estratégias e técnicas de medição, estudantes universitários observaram fotografias de ambientes naturais e construídos pelo homem e depois tiveram sua autoimagem corporal avaliada. Os resultados mostraram que a exposição a imagens de ambientes naturais, mas não dos ambientes construídos, resultou em uma melhor imagem corporal - ou seja, talvez mudar alguns quadros em sua casa possa fazer a diferença.

Um quarto experimento envolveu membros do público que caminhavam por lazer em ambientes naturais e construídos, enquanto o experimento final envolveu participantes recrutados quando estavam entrando em um parque. Ambos os testes indicaram que passar um tempo em um ambiente natural resulta em uma valorização corporal significativamente maior do que em um ambiente construído.

Deslumbramento e pertencimento

"Há várias razões pelas quais a exposição à natureza pode ter esse efeito na imagem corporal positiva. Pode ser que ela distancie as pessoas, física e mentalmente, de situações focadas na aparência, que são uma das causas da imagem corporal negativa.

"Também é possível que a exposição a ambientes com profundidade e complexidade restrinjam os pensamentos negativos relacionados com a aparência. Mais especificamente, os ambientes naturais mantêm sua atenção sem esforço - um processo conhecido como 'fascínio suave'. Isso geralmente é acompanhado por sentimentos de prazer, como quando você é atraído pela visão do sol se pondo.

"Um ambiente que não exige atenção total pode proporcionar às pessoas uma quietude cognitiva, o que, por sua vez, pode favorecer a autocompaixão, como respeitar seu corpo e valorizá-lo como parte de um ecossistema mais amplo que requer proteção e cuidado.

"O acesso à natureza também pode significar que os indivíduos gastam mais tempo ao ar livre se envolvendo em atividades que focalizam a atenção na funcionalidade do corpo, em vez de na estética," comentou o professor Viren Swami, principal autor do estudo, publicado na revista Body Image.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Qualidade de Vida

Diversão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.